A Alog Data Centers Brasil, empresa que faz parte da Plataforma Equinix, está lançando uma nova versão da sua plataforma de cloud computing corporativo.

O principal diferencial é permitir ao cliente saber a localização física das máquinas virtuais.

“Notamos no dia a dia dos nossos clientes em cloud, e principalmente nas nossas prospecções, que uma das principais preocupações dos clientes é saber onde estarão as suas informações (fisicamente)”, explica Victor Arnaud, diretor de Marketing e Processos da Alog.

Na opinião do executivo, saber onde seus dados estão, no mapa, pode ajudar os clientes a “superar a dificuldade de rodar sistemas fora de casa”, atraindo mais negócios para a Alog.

A expectativa da empresa é acelerar o ritmo de crescimento da sua Cloud Corporativa nos próximos meses não só com clientes brasileiros como com clientes de fora do país.

Segundo Arnaud, os 50 clientes do serviço já deram uma avaliação positiva: “eles perceberam melhoras no uso e na obtenção de informações”.

Outro recurso novo é a possibilidade de monitorar grupos de máquinas virtuais.

Há ainda um recurso de histórico de ações onde é possível visualizar todas as ações realizadas e o autor. A visualização pode ser feita a partir de cada máquina virtual de forma separada.

“Temos certeza de que esses novos recursos, já alinhados com padrões de segurança como SAS70 e PCI DSS, ajudarão as empresas a não só controlar seus dados na nuvem, mas também a evidenciar esse controle em auditorias”, finaliza o executivo.

A Alog Data Centers do Brasil conta com mais de 1.100 clientes de médio e grande portes para quem oferece serviços de infraestrutura de TI como cloud computing, hosting gerenciado e colocation.

Em fevereiro de 2011, a Alog vendeu 90% de seu capital para a empresa norte-americana Equinix, Inc, fornecedora global de serviços de data centers, passando a ser uma Plataform EquinixSM Company.

Os data centers da Alog no Rio de Janeiro, São Paulo e Tamboré ocupam cerca de 16 mil m² de área construída, 3.600 m² de piso elevado e capacidade total para 56 mil servidores.