A Sky Team, empresa porto-alegrense do segmento de consolidação de companhias aéreas nacionais e internacionais, adotou as ferramentas E-Booking e Self-booking de Turismo, da Benner, para renovar seu portal online. Com as soluções, a companhia potencializou o canal de vendas, que em menos de três meses gerou aproximadamente 12 mil novos negócios.

Segundo Charles Cruz Silva, gerente comercial da Sky Team, as ferramentas da Benner, fornecidas em formato SaaS, aumentaram em 63% a produtividade da empresa, além de reduzir o tempo de operações de vendas pela web em 42%.

“Antes, nosso portal de vendas apresentava lentidão e não permitia inovações suficientes para atrair clientes das agências de viagens que usavam o sistema de vendas, inclusive no segmento internacional”, conta Silva. “Motivos como esses levavam ao baixo número de acessos no portal e impactavam diretamente na estratégia, proporcionado vendas abaixo das possibilidades da empresa na web”, complementa.

Além de investir no portal, a SkyTeam também foi de Benner para ampliar a capacidade de seu data center.

“Melhorando o portal, o data center não suportaria o número de acessos. Então, adotamos o Benner e-Business Travel, uma solução de self booking que permite a compra e gerenciamento de viagens diretamente pelos clientes finais das agências, facilitando o acesso e o fechamento da compra”, explica Silva.

Além disso, o Benner E-booking possibilitou a expansão dos serviços da empresa oferecidos na web, como, por exemplo, a emissão de fatura online, acompanhamento de emissão de passagens e recebimento de ordens de emissão.

A venda de passagens passou a ser integrada ao back office da agência, e por isso não foi mais necessário repassar as informações manualmente ao sistema de gestão.

E para garantir o funcionamento permanente do data center, a Skyteam contratou, paralelamente, a CorpFlex, que fará a administração do ambiente.
Segundo Silva, todo o projeto inicial foi desenhado para atender a cerca de cinco mil transações da Skyteam via portal de vendas. Porém, em três meses, o número de transações já havia atingido a casa dos 12 mil.

Além disso, ele comemora a possibilidade de poder, agora, customizar o serviço prestado aos clientes: a companhia passou, por exemplo, a emitir bilhetes com o logotipo de diferentes agências atendidas, mesmo que a emissão seja via call center.

Aoron Beyer, gerente de Produtos de Turismo da Benner, explica os benefícios do modelo SaaS.

“Com ele, as empresas de turismo pagam pelo serviço conforme seu uso, assim não precisam manter uma infraestrutura onerosa e ociosa”, explica ele. “No modelo tradicional, demora-se muito para ter o retorno do investimento realizado. Com SaaS você começa a utilizar o sistema sem grandes custos e o ROI é imediato", acrescenta.

Ainda segundo Beyer, nos próximos anos a inovação em vendas via internet será o grande foco das agências de turismo.

"O Brasil está no centro das atenções devido ao fato de ser sede da Copa do Mundo de 2014 e dos jogos olímpicos em 2016. As agências do setor terão que dispor de ferramentas que permitam inovar muito, prestar melhores serviços e aumentar sua capacidade de atendimento", finaliza o executivo da Benner. anorte Logística, Bradesco Seguros e Mediservice.

Há mais de 10 anos no mercado, a Skyteam atua no setor de turismo como distribuidora de bilhetes aéreos nacionais e internacionais, atendendo a agências de viagens e representando mais de 60 companhias aéreas.

A companhia emprega mais de 100 funcionários distribuídos na matriz de Porto Alegre e filiais de Caxias do Sul, Florianópolis, Blumenau e Curitiba.

Para 2010, a Skyteam projeta a abertura de no mínimo mais duas unidades no centro do país.