A Juniper Networks nesta segunda-feira, 01, a Suíte Junos Pulse Mobile Security, voltada para a segurança de smartphones. A solução oferece acesso seguro a aplicativos corporativos e e-mails em qualquer dispositivo móvel.

Dados da consultoria IDC apontam que foram vendidos 340,5 milhões de celulares no terceiro trimestre, sendo que um dos cinco maiores fabricantes trabalha exclusivamente com celulares inteligentes.

Além disso, segundo pesquisa da consultoria Forrester Research, mais da metade das companhias (56%) permitem o acesso a recursos corporativos a partir de smartphones pessoais.

“Para os departamentos de TI, dispositivos móveis representam um novo e vulnerável meio para que ameaças distribuídas por e-mail, mensagens de texto, Bluetooth, Wi-Fi e em download de aplicativos”, diz Mark Bauhaus, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão de negócios Service Layer Technology da Juniper.

Bauhaus acrescenta que os dados da empresa estão expostos a riscos toda vez que um equipamento móvel é perdido ou roubado.

Outra pesquisa, da Credant Technologies, indica que mais de 80% dos donos de dispositivos móveis armazenam dados pessoais em seus telefones celulares.

“Buscando oferecer proteção aos dados, a Junos Pulse Mobile Security inclui antivírus, anti-malware, anti-spam, firewall pessoal, prevenção contra roubo e perda e controle remoto de dispositivos”, completa Bauhaus.

Com receita de US$ 1 milhão no terceiro trimestre de 2010, a Juniper atende a mais de 30 mil clientes e parceiros em todo o mundo. Em 2009, o faturamento da empresa foi de US$ 3 bilhões.