Edson Leal, o diretor da Ratio e da Multi Business

Tamanho da fonte: -A+A

A gaúcha Ratio acaba de finalizar a implementação do SAP ERP na Mineração Usiminas.

Desenvolvida ao longo de nove meses, a implantação foca as áreas de produção, manutenção, qualidade, vendas e logística, além da criação da empresa Mineração Usiminas S/A.

Cerca de 50 pessoas trabalharam no projeto, que envolveu também a implementação do SAP xMII.

“Foi uma das primeiras implantaçãoes do SAPxMII no Brasil”, afirma Edson Leal, diretor da Ratio Management Consulting.

A ferramenta é uma solução de RPM (Real-time Performance Management) que permite sincronizar a manufatura com os sistemas corporativos, além de integração com padrões de mercado como OPC, SOAP, XML, ISA S-95 e B2MML e prover componentes gráficos e lógicos para análise de informações de sistemas diversos.

Aberta em agosto deste ano, a Ratio tem foco exclusivo em SAP e meta de faturar R$ 6 milhões em 2010, conquistando 20 clientes no Sul, Minas Gerais e São Paulo, onde mantém escritórios.

A nova companhia é um desmembramento das práticas de SAP e BPM da Multii Business Technologies, outra empresa de Leal, que continua ativa, porém focando soluções Oracle JDE.

A Multi Business, aliás, atuou como prime contractor no projeto da Usiminas. Segundo Leal, este é o segundo projeto que sua empresa realiza para este cliente nos últimos três anos.

Já a Ratio, em poucos meses de mercado, já atendeu a clientes como Cooplantio, Meincol, ArcelorMittal e Magnesita, entre outros.

A companhia, que já nasceu com escritórios em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, conta com uma equipe de mais de 80 consultores, todos com uma média de dez anos de experiência no uso das tecnologias da Plataforma Aris e SAP Business Suite.

O cliente
A Usiminas atua em toda a cadeia produtiva do setor de mineração, desde a extração de matéria-prima até o beneficiamento do aço.

A companhia, que desde 2008 incorporou mineradoras como J. Mendes, Somisa e Global, atua com meta de extração de 29 milhões de toneladas de minério por ano.

A área de TI da empresa é comandada desde abril deste no por Carlos Roberto Katayam, ex-gerente-geral de TI da Honda para América do Sul.