A Wyse Technology, especializada em thin computing e virtualização de desktops, anuncia o lançamento do Zero Client P20, projetado especificamente para o PC over IP (PCoIP) da VMware View 4, protocolo de exibição que visa a aumentar a performance de desktops virtuais.

O PCoIP detecta o tipo de aparelho, conexões de rede e localidades. Com o P20 - dispositivo que não possui sistema operacional, CPU, nem memória – a promessa é que o usuário utilize a solução consumindo pouco mais de 15 watts de energia, seja operando a partir de um centro de dados, seja por nuvem.

“A introdução da classe Wyse P no mercado traz um novo modelo de virtualização de clientes para profissionais como designers, cientistas, arquitetos e engenheiros, que necessitam de aplicativos e sistemas robustos”, aponta Kiran Rao, Diretor de Gestão de Produtos da Wyse.

Baseado em processador RISC (Reduced Instruction Set Computer, ou computador com um conjunto reduzido de instruções), o P20 tem um menor número de circuitos internos, podendo trabalhar a freqüências mais altas.

Com isso, o novo Zero Client da Wyse comporta aplicações de mídias ricas, incluindo processos de CAD e CAM, modelagem sólida em 3D, edição de vídeos e simulações avançadas.

O Wyse P20 também permite administrar, manter e proteger áreas de trabalho corporativas sem trazer riscos à segurança, principalmente nas operações associadas à transmissão de dados em uma rede ou em dispositivos remotos, garante Rao.

Ainda conforme o executivo, por não possuir um sistema operacional ou armazenamento local de dados, o P20 é mais simples de implementar, não requer nenhuma proteção antivírus local e raramente necessita de ações de gestão ou manutenção.