Tamanho da fonte: -A+A

CINQ Technologies, DB1 Informática, Accion Consultoria e Treinamento, Pelissari Informática, SWA Informática e Sofhar Gestão e Tecnologia foram premiadas na etapa “Paraná” do Prêmio de Competitividade MPE Brasil.

Na fase estadual, Accion e DB1 foram premiadas na categoria “Empresa Parceira”, com Troféu Bronze, na lista de 500 pontos.

Já CINQ, Pelissari e Sofhar entraram na lista de 250 pontos.  

“O principal desafio foi sair de uma régua de 250 pontos, no ano passado, até os 500 pontos. Para fazer acontecer, nosso time se engajou, estudávamos juntos os relatórios dos anos anteriores para ajustar as falhas e aprimorar cada detalhe apontado”, avalia o presidente da DB1 Informática, Ilson Rezende.

A cerimônia de entrega do Prêmio de Competitividade MPE Brasil, etapa estadual da edição 2011, foi realizada na segunda-feira, 28, no auditório da FIEP, em Curitiba.

O prêmio é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Assespro em massa
O presidente da Assespro–PR, Sérgio Yamada, destaca a premiação das associadas à entidade no evento.

“Ter tantas empresas associadas sendo reconhecidas por meio da premiação é fruto que colhemos de uma iniciativa que começou em 2007 com o Programa de Excelência em Gestão das APLs do Paraná (Arranjos Produtivos Locais)”, afirma ele. “A maioria das participantes esteve neste processo e hoje recebe o pontapé inicial para fazer um trabalho excepcional”, complementa.

Paraná campeão
O Paraná foi o estado com maior número de especialistas entre os inscritos no MPE Brasil. Ao total, 470 dos gestores que responderam aos questionários disseram ter diploma de especialização, enquanto o Rio Grande do Sul ficou com 406 referências neste quesito.

Em termos de faturamento, cerca de 80% das empresas inscritas faturam menos de R$ 240 mil.

Os empreendimentos foram escolhidos entre 5.728 MPEs pela aplicação de boas práticas de gestão nas áreas da indústria, comércio, serviços, turismo, TI, saúde, educação, agronegócio, destaque em inovação e em boas práticas de responsabilidade social.

Brasil
Em todo o país, 58 mil empreendimentos se inscreveram para o Prêmio MPE Brasil 2011.

As selecionadas nas fases estaduais passam a concorrer na premiação nacional, que acontece em 23 de março de 2012.

Método
Para chegarem à final, as empresas passaram por quatro etapas de avaliação: análise de questionários de autoavaliação, checagem das documentações previstas no regulamento; visita técnica de consultores às empresas com melhor desempenho na primeira etapa e validação das finalistas por uma banca, que apontou as vencedoras.

As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

Benefícios
Na final nacional, as empresas vencedoras do MPE Brasil passam a contar com apoio na participação em seminários de excelência e utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação.

Lista completa
No Paraná, a lista completa de premiadas conta, ainda, com: GP piscinas (Comércio), Eletrônica LTDA (indústria), Primatur (serviços de turismo), H-operação em consultoria e assessoria em saneamento, Isae/FGV, Pró-saúde Araucária e Sanex (todas em 250 pontos); Gestão inteligente consultoria, Ultragaz, Prefeitura de Curitiba e Repar (todas em 500 pontos).