A SAP foi a marca mais lembrada na quarta edição do Top Executivo, parte da pesquisa Top Of Mind da Revista Amanhã que aborda as preferências do meio corporativo gaúcho.

A multinacional de software de gestão alemã foi lembrada por 30% dos executivos que responderam a pesquisa, feita entre  100 executivos das companhias listadas entre as 240 maiores do estado conforme o ranking Grandes&Líderes da publicação.

Em segundo lugar, com 14% de menções veio da Datasul, companhia de ERP de Joinville adquirida pela Totvs em 2008. O terceiro lugar ficou com a Microsoft, com 10%.

A própria Totvs foi mencionada por 5% dos pesquisados. Fecham a lista a Oracle, com 3%, e Oracon, Focco, GNP e NL, com 2%.

Outras marcas não reveladas somaram 30% das respostas.

Chama atenção o fato de que 16% dos executivos não soube ou não respondeu a pergunta.

Consultorias de gestão
Entre as consultorias de gestão a mais citada foi a Deloitte, com 11%, seguida da PwC (10%) da Dom Cabral (6%) e INDG (6%).

Também foram citadas ABS Consult, Bain & Company e Biderman, todas com 3%, e KPMG, PGQP e Totvs, todos com 2%.

Aviação
Na categoria Aviação Executiva, a TAM foi a marca mais lembrada pelos executivos gaúchos, com quase metade das citações (47%).

Logo atrás estão Gol (19%), Azul (12%), Líder e Varig (ambas com 5%) e Uniair (2%).

Notebook
Na categoria Notebook, quem lidera a lista pela quarta vez consecutiva é a Dell (42%).

Também foram citadas a HP (17%), Sony (14%), Apple (12%), Acer (6%), Positivo e Toshiba (ambos com 2%), LG, Itaú, Panasonic e Mac (ambos com 1%).

Smart
Já na categoria Smartphone está em primeiro lugar o Blackberry (34%) seguido do iPhone (24%), Nokia (16%), Apple (8%), Motorola (6%), Samsung e Sony (ambos com 1%).