O Grupo Pão de Açúcar vai abraçar a tradição norte-americana do Black Friday, com descontos de até 70% em produtos da bandeira Extra.

A ação pode resultar em um aumento anual de 70% nas vendas dos itens envolvidos.

"Os estoques foram reforçados para atender a demanda de consumidores em busca dos descontos", disse o diretor de operações de varejo para São Paulo do Pão de Açúcar, Geraldo Monteiro, em nota.

A varejista inaugurou a ação em 2010, quando as ofertas eram disponibilizadas apenas pela Internet. Segundo a companhia, as ofertas valerão entre as 4h de sexta-feira e a meia-noite do dia 25.

A Black Friday, que ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, marca o início da temporada de vendas de fim de ano.

No Brasil, uma das iniciativas para popularizar a prática é o site Busca Desconto.

Em 2010, cerca de 60 mil consumidores se cadastraram para a liquidação, que movimentou R$ 3 milhões. O Busca Desconto prevê que a 'Black Friday' irá movimentar neste ano R$ 15 milhões.

Grandes sites, como Walmart, Dell, Americanas, Submarino, Netshoes, Daffiti, Saraiva e Fnac, vão participar do evento, oferecendo produtos com descontos de até 70%.

A Apple Store Brasil também entrará na onda dos descontos nessa sexta-feira, 25.