A capital paranaense está na lista Smart21 Intelligent Communities of 2012, do Intelligent Community Forum (ICF), que destaca comunidades que tenham inovado na criação de ecossistemas sustentáveis.

O tema para 2012 foram plataformas para inovação.

Entre os critérios observados estão conectividade e inclusão digital. Oitava maior capital do Brasil, Curitiba é conhecida por soluções urbanas inovadoras.

Segundo o ICF, fatores como a conexão por fibra ótica que perpassa a cidade, a participação no PNBL, a instalação de pontos de Wi-Fi na cidade para internet gratuita em bairros de baixa renda contaram para a entrada da cidade na lista.

Outro projeto destacado foi o Technoparque de Curitiba, que levou a um aumento de 7% e 25%, respectivamente, nas instalação e contratações em empresas da área de tecnologia, entre 2008 e 2009.

Curitiba divide o título com cidades como  Austin (Texas, EUA), Barcelona (Espanha), Frankfurt (Alemanha), Ipswich (Austrália), New Taipei City (Taiwan) e Tuxtla Gutiérrez (México). Na lista, entram quatro comunidades europeias, 10 norte-americanas, três latino-americanas e uma asiática.

A cidade tem 1,7 milhão de habitantes e PIB per capita de 23,7 mil.