Carla Kohlrausch

A rima da manchete é fraca, mas descreve bem a mudança de vida promovida por Carla Kohlrausch, executiva que fez carreira nos departamentos de informática de grandes empresas como Bausch & Lomb, Avipal e Gerdau e hoje é a proprietária de uma franquia da Oficina do Açaí em Porto Alegre.

“É um trabalho no qual eu uso a melhor parte de mim”, comemora Carla. Entusiasta do esporte e da vida saudável e muito mais extrovertida do que o estereótipo associado aos profissionais de TI, a executiva está à vontade lidando com os clientes em meio a sucos naturais, tigelas de açaí e refeições repletas de salada com não mais de 600 calorias.

A decisão de arriscar e aos 44 anos deixar de lado a zona de conforto proporcionada por 20 anos de carreira na TI veio durante um “período sabático” após a saída da Gerdau, no começo do ano passado.

Carla freqüentava a academia Body One, onde a primeira Oficina do Açaí buscava franqueados, e decidiu arriscar.

“Decidi que não voltaria para a TI sem tentar isso antes”, comenta Carla. Uma lembrança antiga pode ter servido de estímulo: Carla havia decidido fazer Educação Física, mas aceitou a recomendação do pai, que acreditava que o potencial de uma estudante acima da média – prestou vestibular com 15 anos – poderia ter um futuro melhor em outra área.

Nem tudo foi fácil desde a abertura da franquia, em setembro do ano passado.

“Eu estava acostumada a trabalhar com profissionais MBA bilíngües. O time da Oficina do Açaí tem o ensino médio. A relação é muito diferente”, revela Carla, destacando entre os desafios o dia a dia com a papelada.

Nada que não possa ser superado por quem faz de resolver problemas enormes uma carreira. “A TI ensina a agir frente rápido frente às situações”, acredita Carla, que confessa – pode ser um consolo se o leitor está num dia daqueles – sentir falta do agito do dia a dia de um departamento de informática.

A Oficina do Açaí gerenciada por Carla Kohlrausch fica na avenida Getúlio Vargas, 1138, perto da rua Botafogo. Quem quiser uma consultoria grátis sobre mudança de carreira ou hábitos alimentares pode passar pelo local ao meio dia – ela garante que almoça lá todos os dias.