Localizado a cerca de 40 km ao sul de São Francisco, na Califórnia, o Vale do Silício é aposta da 21212 para fomentar startups brasileiras

Estão abertas até a sexta-feira, 23, as inscrições para projetos de startups da área digital para o processo de seleção da 21212 Digital Accelerator, iniciativa de capacitação, incentivo e incubação a empresas nascentes.

Localizado a cerca de 40 km ao sul de São Francisco, na Califórnia, o Vale do Silício é aposta da 21212 para fomentar startups brasileiras

Os selecionados para o projeto recebem investimento direto e indireto da ordem de R$ 200 mil para o que a 21212 chama de “processo de aceleração”, que compreende o estabelecimento de um modelo de negócio e a captação de clientes.

Nos primeiros seis meses do processo, as startups ficam nos escritórios da 21212 no Rio de Janeiro e Nova Iorque.

Um primeiro grupo de dez empresas já participou do processo, que envolveu cerca de 250 investidores nacionais e internacionais, mas focando ideias ainda em projeto, sem necessariamente produtos em uso.

Do grupo, três companhias já saíram da etapa inicial com acordo firmado para receber investimentos e as demais estão em negociação, segundo Marcelo Sales, dono da Movile, empresa de conteúdo para entretenimento móvel que criou a 21212 em parceria com o empreendedor norte-americano Benjamin White.

Uma das integrantes do primeiro grupo é a PapPog, paulista que foi escolhida pelo Silicon Valley Bank (SVB) como a melhor apresentação da primeira leva da iniciativa, pelo que ganhou uma viagem para se reunir com fundos de investimento e presidentes de companhias da área digital do Vale do Silício.

Resultado: nos três primeiros meses deste ano, a PagPop dobrou a carteira de clientes, somando mais de 6,5 mil nomes, com meta de chegar a 60 mil usuários pagantes até o final de 2012.

A segunda turma, com inscrições abertas, será formada por startups em estágio mais avançado: agora, é necessário que o produto ou serviço idealizado já esteja em consumo pelo público e, de preferência, com algum faturamento.

Até o momento, mais de 200 empresas nacionais e internacionais estão inscritas para o processo, que tem inicio em abril.

Junção de 21 (código de área do Rio de Janeiro) e 212 (código de Nova Iorque), a 21212 atua em parceria com mais de 25 especialistas, brasileiros e internacionais, no mercado digital, empreendedorismo e investimentos.

A cada seis meses, a 21212 seleciona dez novos empreendimentos para receber mentoria, workshop e outras formas de apoio para a solidificação das empresas.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da 21212.