Porto Alegre foi eleita a terceira melhor Cidade Digital do Brasil. Foram analisadas 75 cidades.

O ranking, apresentado nessa semana, resulta de pesquisa realizada no País pela empresa paulista Momento Editorial  com metodologia do CPqD. Quatro Capitais ocupam as primeiras  posições do ranking: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

“A partir da aplicação dessa metodologia de avaliação adequada, passa a ser efetivamente possível medir a qualificação dos serviços digitais nas cidades”, disse André Imar Kulczynski, diretor-presidente da Procempa.

Para avaliar em que estágio estão os municípios brasileiros, o CPqD criou uma metodologia que usa critérios divididos em nove categorias e relacionados à infraestrutura tecnológica , disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade.

A partir desses critérios, foi gerado um questionário com 15 perguntas, que foram respondidas por mais de cem municípios, de todas as regiões do Brasil.

Desse total, 75 questionários foram validados pela equipe da Momento Editorial e do CPqD, após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE.

A metodologia também estabeleceu sistema de pontuação para cada categoria de critério.