Tamanho da fonte: -A+A

Um estudo divulgado nesta terça-feira, 11, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta que 39,5% dos brasileiros não possuem conta bancária.

A pesquisa Bancos: Exclusão e Serviços mostrou que a 52, 6% dos entrevistados no Nordeste e 50% do Norte não utilizam os serviços de bancos, já no Centro-Oeste, 31,2% não tem conta.

De acordo com o Ipea a exclusão bancária é maior nas regiões menos desenvolvidas economicamente e com baixo índice de escolaridade.

Em contrapartida, o Sul e o Sudeste apresentou que entre 65,9% e 70%  das pessoas guardam suas finanças em instituições bancarias.

Segundo o Ipea, é preciso criar produtos e serviços específicos para essa população, de modo a incorporá-la ao sistema bancário e a socializar o acesso ao serviço público operado por concessão.

 

Empresas determinam bancos de clientes

Cerca 35,3% dos clientes dos bancos não escolhem a instituição financeira, apenas seguem uma definição do empregador, é o que aponta o Ipea no estudo Bancos: Exclusão e Serviços.

Além disso, 62,1% utilizam serviços para guardar e movimentar dinheiro e apenas 2,7% buscam os bancos para obter créditos.


Para o Ipea, esse dado é preocupante, pois pode indicar que essa parcela não percebe o banco como agente de crédito e acaba buscando empréstimos em outros meios.