Edemar de Paula

Tamanho da fonte: -A+A

Edemar Antonio Wolf de Paula, gerente da Incubadora Raiar da PUC-RS, acaba de se tornar também coordenador para o Brasil da Rede de Incubadoras de Empresas do Cone do Sul (Repabi).

O gaúcho sucede a Antonio Fernando Terna Machado, dirigente do Parque Tecnológico Itaipu, para cumprir mandato de um ano.

A Repabi é composta por entidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Anualmente, um coordenador é escolhido para a sucursal de cada país. Já a coodenação geral fica a cargo de Juan Pablo Bustos, da incubadora argentina UnCuyo.

Wolf de Paula está na PUC-RS desde 2006, tendo sido gestor de Relacionamento do Tecnopuc por mais de três anos.

O gestor, que também é professor da Faculdade de Engenharia da universidade, não deixará a gerência da Raiar para assumir a Repabi Brasil.

Além da incubadora da PUC-RS, fazem parte da rede no Brasil também as gaúchas ITEF, da Feevale, e Incubadora Tecnológica de Santa Maria – UFSM, além das paranaenses PTI Empreendedorismo - Incubadora Empresarial Santos Dumont, de Foz do Iguaçu; e Proem, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.

No Uruguai, a representante é a Ingenio, de Montevideo.

Já na Argentina, integram a rede a Fundación Para La Incubación de Empresas, de Córdoba; Incubadora de EBTs del PTLC Sapem e Programa de Emprendedores de la UNL, de Santa Fe; Incutel e Incutemi, de Misiones; Innovar, de Buenos Aires; UNCuyo, de Mendoza; e Incubatec, de La Pampa.

Do Paraguai, as incubadoras são Incuna e Innova UCSA, de Asunción; e Eugen, de Hernandarias.