O ranking da instituição de pesquisa educacional britânica QS World University Rankings 2011 inclui 11 instituições do Sul do Brasil.

Baseado em um conjunto de critérios regionais que se aplicam exclusivamente aos países envolvidos, o ranking é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), que pontuou o escore máximo (100 pontos).

Da região Sul, a melhor colocação ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 14ª colocação. Completam a lista de gaúchas a  PUCRS (28ª) e as federais de Pelotas (69ª), Santa Maria (81ª) e Rio Grande (98ª).

Entre as catarinenses, estão as públicas Universidade Federal de Santa Catarina (45ª) e Universidade do Estado de Santa Catarina (96ª).

No Paraná são quatro representantes: Universidade Federal do Paraná (38ª), as estaduais de Londrina (61ª) e Maringá (82ª), e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que ficou na 93ª colocação.

O QS World University Rankings analisa três indicadores: reputação acadêmica, reputação do empregador e citações por artigo.

Acesse o ranking latino-americano nos links relacionados abaixo.