Jorge Polydoro, o diretor geral da Amanhã

A Revista Amanhã e a PricewaterhouseCoopers (PwC) lançaram nesta quinta-feira, 02, a lista das 500 maiores empresas do Sul.

No ranking de 2010, o Paraná superou o Rio Grande do Sul em Valor Ponderado de Grandeza (VPG), indicador utilizado para avaliação das companhias, que combina patrimônio (com peso de 50%), receita (40%) e lucro (10%).

Neste critério, o estado ficou com 39% do ranking, tendo listado 178 empresas entre as maiores. O Rio Grande do Sul listou 205, e Santa Catarina, 117.

A líder da lista, entretanto, ainda é a gaúcha Gerdau. Na sequência, os dez primeiros lugares trazem a catarinense Brasil Foods e a paranaense Vivo, seguidas por HSBC, Bunge, Copel, Refap, CEEE, Tractebel e Banrisul.

No Rio Grande do Sul, as dez maiores foram: Gerdau, Refap, CEEE, Banrisul, Sicredi, Grupo Randon, RGE, Lojas Renner, Grendene e Marcopolo.

“Um destaque da lista deste ano é a CEEE, que saltou da 29ª posição no último ranking para o 8º lugar neste”, destacou Carlos Biedermann, sócio da PwC. “Isso ocorreu muito em função de um aporte do governo federal feito à companhia, no valor de aproximadamente R$ 8 bilhões”, complementou.

O estudo também elenca as cem maiores empresas de cada estado e as 500 maiores emergentes da região.

Já o diretor-geral da Amanhã, Jorge Polydoro, ressaltou novidades do relatório. “Esta edição conta com encarte resumido em inglês, uma retrospectiva dos 20 anos das Grandes e um ranking complementar com as 500 companhias emergentes do Sul, perfazendo as 1 mil maiores da região”, afirmou.

Confira abaixo a lista das 20 maiores empresas do sul do Brasil:
1. Grupo Gerdau
2. BRF Brasil Foods
3. Vivo
4. HSBC
5. Bunge
6. Copel
7. Refap
8. CEEE
9. Tractebel
10. Banrisul
11. Weg
12. Celesc
13. ALL
14. Renault
15. Coamo
16. Klabin
17. Itaipu
18. Sicredi
19. GVT
20. Kraft Foods