O pioneiro das compras coletivas no Brasil, Peixe Urbano, celebrou um ano nessa quinta-feira, 30, ao estilo “a festa é nossa mas é você quem ganha”.

Foram cerca de 100 ofertas por R$ 0,01, disponibilizadas à meia-noite, resultando em uma hora e meia de indisponibilidade em algumas das 55 cidades em que atua. Os problemas já foram resolvidos e as compras estão aceleradas, segundo Letícia Leite, diretora de comunicação do site.

No horário de publicação dessa matéria, a página estava indisponível.

A ferramenta tem processado 100 compras a cada dois minutos nessa quinta-feira.

“Tem sido um sucesso entre os nossos usuários”, diz Letícia. Atualmente, o Peixe conta com 8 milhões de cadastrados que economizaram, segundo cálculos do site, R$ 270 milhões em ofertas.

Entre as ofertas está um Whopper Jr. do Burger King, três meses de DVDs em casa da Blockbuster Online, um Chopp Devassa Loura, qualquer Temaki do Koni Store, um Milk-Shake do Bob’s, um Frozen Yogurt com três toppings da Yoggi, e um Motorola Motokey em plano da Vivo.

Primeiro a chegar no mercado de compras coletivas brasileiro, que deve movimentar nesse ano R$ 1 bilhão em vendas, segundo o Peixe. O site passou de cinco funcionários, há um ano, para 450 hoje.

Em usuários, a estimativa de chegar a 300 mil foi ultrapassada em 26 vezes.

Além disso, o site expandiu recentemente para a Argentina, onde adquiriu players locais para “chegar com força” no mercado vizinho, onde já atuam também outros representantes brasileiros, como o ClickOn, Groupalia e o agregador Save.me.

Segundo o site Bolsa de Ofertas, existem mais de mil sites de compras coletivas no Brasil.

Os maiores players, em audiência, de acordo com o ranking do site, são Groupon, Peixe Urbano e  ClickOn. Os dados se baseiam nos números da ferramenta de medição de audiência Alexa.

Abaixo, confira o vídeo com números do Peixe Urbano após um ano de existência.