Dados divulgados pelo Ibope nesta quarta-feira, 31, apontou que das pessoas a partir de 16 anos, 67,5 milhões tem acesso à internet.

Os dados são relativos ao quarto trimestre de 2009 e considera o acesso à web em qualquer ambiente - residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros.

O número representa um crescimento de 1,7% em relação ao terceiro trimestre e de 8,2% sobre o primeiro trimestre de 2009.

Já o número total de pessoas com acesso à internet no trabalho e em domicílios alcançou a marca de 47 milhões, representando uma alta de 0,4%.

Do total de pessoas com acesso, 36,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro de 2010.

Buscadores lideram a audiência
A categoria ‘Buscadores, Portais e Comunidades’ continuou liderando a audiência, com 34,7 milhões de usuários únicos em fevereiro, equivalente a um alcance de 94,5% dos 36,7 milhões de usuários ativos do mês, segundo o Ibope.

Já a subcategoria ‘Comunidades’, que inclui redes sociais, blogs, sites de bate-papos, fóruns e outros sites de relacionamento, atingiu em fevereiro 31,7 milhões de pessoas. Isso representa um alcance de 86,3% dos usuários ativos, o maior entre os dez países em que é feita a pesquisa, ressaltou o Ibope.

O tempo médio por pessoa nessa categoria em fevereiro foi de 4 horas e 28 minutos.

Em fevereiro de 2010, a categoria que apresentou o maior crescimento da audiência em relação ao mês anterior entre os que usam a internet no trabalho ou na residência foi Educação e Carreiras, com aumento de 5,6%. Também cresceram os sites de Finanças e Investimentos (2,9%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (1,7%) e Notícias e Informação (1,5%).