A Visa e a Mastercard, duas maiores administradoras de bandeiras de cartão de crédito, pretendem utilizar os dados dos clientes e informações sobre suas compras para anúncios online direcionados.

De acordo com informações do portal TI Inside, segundo executivos das duas empresas ouvidos pelo jornal americano The Wall Street Journal, a iniciativa mostraria ofertas relacionadas às últimas compras do cliente como, por exemplo, um anúncio de um produto para emagrecer para quem acabou de comprar um lanche num restaurante de fast food.

Atualmente, os anúncios da web são oferecidos por meio de padrões de navegação, mas nada é relacionado às atividades do mundo offline.

Conforme relata o portal, a Visa possui uma aplicação patenteada que é capaz de incorporar informações de banco de dados aos perfis online de seus clientes. Na mesma vertente, a Mastercard propôs a seus executivos da área de publicidade a conexão das informações sobre comportamento de compras aos usuários de internet.

Ao The Wall Street Journal, a Mastercard afirmou que não coleta nomes ou endereços no processamento de transações de cartão de crédito, o que dificulta essa conexão.

Entretanto, a empresa confirmou a existência do documento, compartilhado com ao menos quatro empresas, mas diz que desistiu da ideia devido às restrições sobre como empresas de serviços podem utilizar os dados dos consumidores.

A aplicação da Visa, por sua vez, descreve a possibilidade de utilizar informações de redes sociais, mecanismos de busca e banco de dados para criar anúncios mais efetivos online.