O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul registrou, no primeiro semestre de 2011, aumento de 192% no número de denúncias recebidas por seu portal de Ouvidoria, em relação aos últimos dois anos.

Desenvolvido pela porto-alegrense Advanced IT, o portal foi reformulado no final do ano passado, quando passou a ter link direto no site do Tribunal.

Conforme o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o link facilitou o acesso do público à ouvidoria da corte, motivando mais contatos.

“Em 2009, recebemos 121 denúncias. Em 2010, foram 218, e, em 2011, chegamos a 1.312 no primeiro semestre”, complementa o coordenador da Ouvidoria e Corregedoria do Tribunal, José Carlos Garcia de Mello.

No portal, é possível não apenas encaminhar denúncias, mas também fazer reclamações, acompanhar as demandas do TCE-RS, avaliar serviços e acompanhar os gastos públicos de todos os municípios do Rio Grande do Sul e também do governo do estado.

“Lançamos o novo portal em dezembro de 2010, concluindo um projeto que iniciou em junho e teve participação de aproximadamente 40 pessoas, entre colaboradores do tribunal e da Advanced IT”, conta Miola. “O novo site fortalece a transparência administrativa, comunicação e integração com outras instituições e com a sociedade”, comenta.

A demanda de modernização do portal, de escopo fechado, foi anunciada em um edital do TCE-RS que a Advanced IT venceu em abril de 2010.

O projeto foi desenvolvido com base em Oracle Portal e Oracle Application Express versão 4.0.