Natura: mídia social em destaque

22/03/2011 11:24

Mídias sociais serão o principal vetor de crescimento para a Natura nos próximos cinco anos.

Foi o que garantiu Alessandro Carlucci, diretor presidente da Natura, durante palestra no SAP Fórum, que começou em São Paulo nesta terça-feira, 22.

De acordo com o diretor da fabricante de cosméticos, as redes sociais serão a grande ferramenta de contato com uma força de vendas que totaliza 1,2 milhão de consultoras no Brasil.

Tamanho da fonte: -A+A

Mídias sociais serão o principal vetor de crescimento para a Natura nos próximos cinco anos.

Foi o que garantiu Alessandro Carlucci, diretor presidente da Natura, durante palestra no SAP Fórum, que começou em São Paulo nesta terça-feira, 22.

De acordo com o diretor da fabricante de cosméticos, as redes sociais serão a grande ferramenta de contato com uma força de vendas que totaliza 1,2 milhão de consultoras no Brasil.

“Hoje nós entregamos 3 milhões de catálogos a cada 21 dias”, revelou Carlucci. “Quem sabe em quatro anos não precisamos imprimir mais nenhum”, comentou.

O esforço da Natura para se comunicar online com seus públicos começou ainda em 2000, quando iniciou uma campanha para que as vendedoras tivessem conexão à Internet. Hoje, 80% delas já têm.

A Natura tem um núcleo estruturado para cuidar da sua comunicação em redes sociais.

A empresa conta com 19.444 “curtidas” em um dos grupos levando seu nome no Facebook e mais de 28 mil seguidores no Twitter.

Além disso, a companhia possui duas redes sociais próprias, nos moldes do Orkut e Facebook.
 
A Natura Nós, semelhante aos conhecidos Orkut e Facebook, focada em colaboradores, e a Natura Conecta, aberta à participação de qualquer interessado.
 
A Natura Conecta foi utilizada para contribuir com o relatório anual da companhia de 2010, abrindo um espaço para a colaboração dos participantes em um wiki em temas como Amazônia, biodiversidade, educação, gases de efeito estufa, impacto dos produtos e qualidade das relações.
 
No ano passado, a Natura somou receita líquida de R$ 5,1 bilhões. Na comparação com o ano anterior, houve crescimento de 21% no faturamento da companhia. O lucro líquido atingiu R$ 744 milhões, alta de 8,8% em relação a 2009.
 
* Maurício Renner cobre o SAP Fórum à convite da SAP Brasil

Veja também

CIOs fazem DR com fornecedores

Atraso na entrega de projetos, falhas básicas e orçamentos mal planejados são três motivos que podem levar empresas e fornecedores de serviços de TI a “discutir a relação” (a popular DR), e num clima nada amistoso.

O alerta parte de três nomes de peso do setor, os CIOs da Natura, Claro e General Motors.

Os mais lembrados pelos internautas

O UOL e a Datafolha anunciam nesta quarta-feira, 26, os vencedores do Top of Mind Internet 2010.

A quarta edição do prêmio destaca as marcas mais lembradas pelos internautas, de forma espontânea, em diversas categorias.

Foram ouvidas 2.069 pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a internet pelo menos três vezes por semana, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília.

Natura e Eternit fazem assembleia na web
Os acionistas da Natura Cosméticos e o Grupo Eternit agora podem exercer o seu direito de voto por procuração eletrônica nas próximas assembleias gerais das duas companhias.

As empresas adotaram a plataforma Assembleia na Web, desenvolvida pela FIRB - Financial Investor Relations Brasil, consultoria de relações com investidores, em parceria com a Comprova- Serasa Experian, especializada em fortalecer documentos eletrôncios, Third, consultoria de TI, e MHM Advogados.
Brasil é 3o em empresas emergentes
O Brasil é o terceiro país do mundo com mais empresas consideradas emergentes, segundo o ranking Top 100 da consultoria Boston Consulting Group, divulgado nesta quarta-feira, 28, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Segundo o estudo, o país fica com 14 das companhias listadas.
Natura: R$ 1 mi para formar líderes
O Programa de Formação de Líderes da Natura já recebeu R$ 1 milhão em investimentos desde o seu início, em junho de 2007.

“Queremos preparar líderes que estejam alinhados com os valores, as estratégias e as crenças da empresa, além de estarem à frente do seu tempo. Ou seja, são gestores diferenciados”, explicou o gerente de Liderança da companhia, Marcelo Madarász, que esteve palestrando na Amcham em Porto Alegre nesta terça-feira, 08.
EUA: software para influenciar mídias sociais

Matéria do jornal britânico The Guardian nessa sexta-feira, 17, revela que as Forças Armadas dos Estados Unidos estão desenvolvendo um software para manipular redes sociais.

A ideia é influenciar os debates na Internet e divulgar propaganda favorável ao país.

Gartner: 7 pontos críticos para mídia social

O instituto Gartner identificou sete pontos críticos para se questionar antes de implantar políticas direcionadas às mídias sociais.

De acordo com a consultoria, as mídias sociais conseguem romper com as regras de negócios e é preciso ficar atento para que haja responsabilidades e organização dentro da companhia.

Inbenta: linguagem natural no Brasil

A espanhola Inbenta, especialista em sistemas em aplicações de inteligência artificial para processamento de linguagem natural, está dando seus primeiros passos no Brasil.

Sediada em Barcelona, a empresa acaba de abrir sua sede brasileira em Porto Alegre e uma filial em São Paulo, dentro de uma holding da qual participam também Rodrigo Oliva e Cristiano Kruel, sócios da gaúcha Síncrono.