Cerca de 90% das 2,6 mil escolas da rede estadual de ensino terão acesso à internet banda larga gratuita até o final de 2010.

A garantia foi dada nesta quarta-feira, 21, pelo secretário adjunto Paulo Ricardo Rezende, durante reunião com os coordenadores e adjuntos da Secretaria da Educação.

“Temos o compromisso de garantir ensino de qualidade e eficiente nas escolas do Estado e esta qualidade passa necessariamente pela instalação da internet banda larga nas nossas instituições de ensino”, enfatizou.

Até o momento, duas mil escolas estaduais em todo o Rio Grande do Sul já foram beneficiadas com instalação gratuita de internet banda larga. A iniciativa é uma parceria entre o Estado e a empresa Oi de telecomunicações, feita em setembro de 2009.

Para as escolas que não estão incluídas nesta ação devido às dificuldades técnicas para a implantação de banda larga, a Secretaria da Educação informou que está desenvolvendo uma ação em parceria com a InternetSul - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet.

A previsão é que até o final de agosto seja realizado o mapeamento das condições técnicas destas escolas para a viabilização de internet via rádio. A partir desta análise será executada uma ação para atender as escolas restantes e possibilitar à totalidade das escolas estaduais o acesso a internet.