José César Martins

A norte-americana especializada em serviços de marketing interativo Acxiom anunciou nesta segunda-feira, 17, a aquisição da 70% da porto-alegrense GoDigital, companhia de marketing de precisão.

Segundo a empresa, o marketing de precisão refere-se à capacidade de entender o comportamento de seus consumidores e, com isso, desenvolver ações de relacionamento e fidelização diferenciadas para cada um ou para o conjunto.

Apesar de não abrir os valores da negociação, o fundador da empresa gaúcha, José Cesar Martins afirma que a novidade deve fazer a empresa faturar pelo menos 20% a mais do que em 2009, quando fechou com faturamento de R$ 20 milhões.

Com a novidade, as operações no Brasil e na América do Sul serão dirigidas por Martins.

“Nós conhecemos muito bem o mercado, entendemos a geografia e, especialmente, a cultura regional. E, agora, com a marca Acxiom podemos oferecer um serviço ainda mais completo de marketing multicanal atendendo as necessidades dos nossos e de futuros clientes”, elogia o diretor.

Entre as empresas que já estão na carteira de clientes da porto-alegrense, nomes como Claro, Oi, Nextel, Mantecorp e Oesp.

Para a Acxiom, a iniciativa visa dar continuidade à expansão da companhia iniciada com aquisições na China e no Oriente Médio e, principalmente, marcar o início das operações na América do Sul.

“A expertise da GoDigital está completamente alinhada à nossa visão global empresarial, por isso o negócio foi fechado e acreditamos que será muito gratificante para ambos”, afirma John Meyer, CEO da Acxiom.

Para a GoDigital a novidade significa, em um primeiro momento, acesso aos clientes globais da Acxiom que somam 300 empresas apenas no Brasil e que não vinham sendo atendidos na região. Além disso, afirma Manrtins, garantirá oportunidades de internacionalização da tecnologia GoDigital e a chance de levar aos clientes benchmarks e conhecimentos já testados em outras partes do mundo.

Jerry Jones, vice-presidente sênior da Acxiom, afirma que a GoDigital impressiona em sua capacidade de processar rapidamente os dados, bem como para fornecer análises e planejamento de estratégia de marketing direcionado.

"Sem dúvida esse foi um fator decisivo para a conclusão do contrato de aquisição, somado à sinergia que existe entre as companhias”, complementa Jones.

No mercado há 40 anos, a empresa do Arkansas, EUA e atende clientes em todo o mundo a partir dos Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico e Oriente Médio. Somente nos últimos quatro meses, aa Acxiom faturou US$ 16.4 milhões, segundo informações da AP.