As mudanças na programação da Ipanema FM, que tem causado grande repercussão nas redes sociais desta a sexta-feira, 12, são uma ação de marketing.

Pelo menos é o que afirmou a ex-apresentadora da rádio Mary Mezzari em um post em seu perfil do Facebook nesta segunda, 15, às 14h:

 
“Assunto encerrado prá mim. Realmente é um golpe de marketing, tudo será explicado logo mais às 20h”, comenta a profissional, atualmente CC na FM Cultura, onde coordena a divisão de Jornalismo.
 
Mary não deu maiores detalhes sobre suas fontes. “E não sei de mais nada. Não falo mais, vou abastecer meu player e fazer a minha própria rádio. Achei uma pusta sacanagem com todos nós, ouvintes”, completou a radialista.
 
Na tarde da sexta, 12, o apresentador Cláudio Cunha reclamou das mudanças na emissora e abandonou seu programa ao vivo. Os ouvintes puderam ouvir uma discussão no fundo entre o jornalista e alguém não identificado da produção da rádio.
 
Cunha criticou o que seria uma mudança no perfil da rádio para música mais popular, incluindo sertanejo, pagode e pop, o que de fato aconteceu durante toda a segunda, 15, quando a emissora veiculou músicas do gênero.
 
A Ipanema possui uma audiência fiel acostumada com uma programação baseada em clássicos do rock.
 
A manifestação de Santos teve grande repercussão nas redes sociais, com os internautas pedindo a manutenção da programação tradicional.
 
A coordenadora de produção da Ipanema, Paola Kremer, que negou ao site OSul21 que se tratasse de algo combinado e lamentou a mudança. A apresentadora Kátia Suman, recém recontratada pela Ipanema junto à TV COM, secundou a seriedade da mudança em seu perfil no Twitter.
 
O Sul21obteve a informação, de duas fontes do meio publicitário, que uma agência de Porto Alegre trabalha, há alguns meses, no reposicionamento da Ipanema, sem revelar o nome do responsável.
 
Inspiração romena?
A estratégia da Ipanema FM de construir um viral em cima de falsas mudanças de marca tem um precedente premiado no Festival de Cannes ainda neste ano.
 
A tradicional marca romena de chocolate Rom trocou as cores do país pela bandeira americana no pacote do produto, desencadeando uma reação furiosa dos consumidores. 
 
Na Romênia, a ação foi um sucesso, alavancando as vendas da marca. Confira pelo vídeo abaixo.