Daniel Duarte, presidente da Tellfree
A Telfree, provedora paulista de soluções de comunicação e telefonia IP, firmou uma parceria com a Internetsul para fomentar os negócios na região que já responde por 40% de seu faturamento.
Em poucas semanas de anúncio do acordo, 15 provedores ligados à entidade já aderiram à aliança, em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Garibaldi, Rio Grande, Feliz, Caçador e Taquara.
Com isso, a empresa, que já possui executivos próprios em Porto Alegre e Curitiba, pretende expandir a clientela no Sul: só na parceria com a entidade gaúcha, a meta é chegar a 40 mil novos usuários atendidos até o fim deste ano, dentro das carteiras mantidas pelos 120 provedores afiliados à organização.
O acordo permite que os provedores afiliados ofereçam a seus clientes, por meio da interface web da Telfree, a plataforma em nuvem de e-mail Exchange Online, da Microsoft.
“A ferramenta compreende gestão de e-mails, tarefas e contatos, bem como integração com dispositivos móveis e gestão destes”, explica Daniel Duarte, gaúcho de São Luiz Gonzaga que já atuou por anos no mercado de Internet gaúcho e hoje é presidente da Tellfree.
O executivo destaca, ainda, que em um segundo momento, previsto para 2012, a meta é criar um painel online exclusivo para que os provedores gaúchos integrem a plataforma oferecida pela aliança a seus próprios sites.
“Nosso cliente é o provedor, mas o cliente final segue sendo dele. É um novo modelo de negócios que, para os parceiros, agrega mais valor ao serviço, aumentando sua lucratividade, e para nós permite ampliar a base em uma região já bastante promissora”, ressalta Duarte.
Já Rafael de Sá, presidente da InternetSul, salienta que a aliança vai ampliar a competitividade das empresas locais.
“Competir no mercado só pelo acesso à internet é muito difícil, existem muitos players ofertando esse serviço”, destaca Sá. “É cada vez mais necessário que o provedor agregue serviços e entregue soluções completas. Isso valoriza o relacionamento e fideliza o cliente”, complementa.
Para o gestor gaúcho, um dos principais benefícios desse modelo é a flexibilidade comercial.
Isto porquê, como ressaltado por Duarte, o cliente final segue sendo do provedor.