As redes sociais representam grande parte do tempo despendido pelos internautas, sendo que 60% deles interagem várias vezes por dia diretamente com a web 2.0.  Da mesma forma, e-mail e IM - Instant Messengers são utilizados diariamente por 56% dos respondentes.

Os dados são do estudo do byMK - rede social especializada em moda - que analisou o comportamento de internautas de todo o país adeptos de redes de relacionamento.

Em relação ao uso de redes sociais, 85% dos entrevistados usam o Orkut, 48% participam do Twitter e 42% do Facebook.O estudo ainda revela que 65% dos respondentes não costuma postar vídeos na rede e 60% não realizam cursos online.

De acordo com a pesquisa, a compra pela internet de itens de moda ainda não faz parte da rotina de grande parte dos usuários. Os principais fatores são as dúvidas sobre o caimento da peça (25%), desconfiança da troca (21%) e a segurança ao colocar dados de cartão de débito ou crédito na loja virtual (21%), sendo que 12% não adquirem produtos por não saberem suas medidas.

Dos internautas que compram, 21% adquirem roupas, 30% maquiagem, 16% jóias, 26% acessórios, 19% calçados e 9% adquirem peças de lingerie e praia.

Quanto ao pagamento, 61% o realizam com algum tipo de operação de crédito. Entre as formas de compra, 31% pagam à vista, 28% parcelam se não tiver juros, 15% parcelam com ou sem juros, 18% com cartão de crédito e apenas 8% usam débito online ou boleto.

Perfil dos respondentes

Para elaborar o estudo, o byMK enviou um formulário online aos cadastrados na rede social, além da chamada principal na home do site, sem pré-seleção dos respondentes ou definição do perfil desejado. Foram 1.193 respostas em um universo de 400 mil internautas abordados.

A pesquisa totalizou a participação de 97% do público feminino e 3% do sexo masculino. A maioria dos respondentes tem idade entre 20 e 40 anos, sendo 80% pertencente à classe AB.

No quesito escolaridade, 34% são do ensino médio, 20% têm graduação completa, 11% são pós-graduados, 24% ainda não completaram o ensino superior e 11% fazem parte do ensino fundamental. No campo profissional, a maior parte trabalha em áreas comerciais e de vendas, correspondendo a 17%.

Na participação da pesquisa de acordo com o estado civil do internauta, 43% são solteiros, 28% estão namorando, 26% são casados e 3% separados.