A americana ExactTarget anunciou a compra da empresa paulista de e-mail marketing Frontier Digital Business nesta terça-feira, 13.

 
A Frontier, que já era parceira da ExactTarget desde 2010, passará a ser a operação latino americana da multinacional. O valor da operação não foi revelado.
 
O negócio adquirido é um dos maiores do segmento no país e tem uma base de 80 clientes, incluindo nomes como Grupo Abril, Ogilvy One, Wal-Mart, TV Record e Ultrafarma. No Sul, atende o Grupo RBS. A Frontier afirma ter enviado  22 bilhões de mensagens de e-mail marketing em 15 anos.
 
"O Brasil é um mercado dinâmico, de rápido crescimento, que apresenta uma grande oportunidade para apoiar os profissionais de marketing", diz Scott Dorsey, co-fundador e CEO da ExactTarget. 
 
A ExacTarget tem 1,1 mil funcionários na Inglaterra, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Brasil.  
 
A aquisição é mais uma em um momento de consolidação no mercado de e-mail marketing nacional. Em julho, o grupo irlandês Experian comprou a Virid, tida como a maior companhia da área no Brasil, com faturamento de R$ 9 milhões em 2010.
 
Restam como players independentes a gaúcha Dinamize (faturamento de R$ 8 milhões em 2010) e a  paulista All in Media. Logo atrás vem a paulista Akna, a carioca Mail Sender e a catarinense E-centry.
 
Compras em série
A aquisição da Frontier Digital Business é a quarta da ExactTarget desde 2009. 
 
Em setembro de 2010, a empresa anunciou a aquisição da australiana mPath e estabeleceu operações em Sydney e Melbourne. 
 
Em março de 2010, a companhia comprou a plataforma de gerenciamento e engajamento de mídias sociais Cotweet, localizada em São Francisco, EUA, criando o que afirma ser “a primeira empresa fornecedora de solução de gestão de marketing interativo, que inclui e-mail marketing, mobile marketing e mídias sociais”. 
 
Em setembro de 2009, ela também lançou a divisão internacional em Londres, com a aquisição da Keymail.