Pesquisa realizada pela Return Path indicam que apenas 64% dos e-mails que trafegam no Brasil são entregues nas caixas de entrada.

O “Estudo Comparativo Global de Entregabilidade de Email, Primeiro Semestre de 2011” também aponta que 25% das mensagens enviadas no país são direcionadas para as pastas de spam ou lixo eletrônico e 11% simplesmente são perdidas.

A pesquisa indica que a entregabilidade de email ainda causa prejuízos aos remetentes de e-mails comerciais em todo mundo, com apenas 81% de todos e-mails permitidos chegando na caixa de entrada.

De acordo com o estudo, a entregabilidade tem três fatores chaves: a crença no mito das taxas de rejeição, a falta de monitoramento e acompanhamento das falhas de entrega e a resistência à implementação das melhores práticas.

A entregabilidade na América do Norte é a melhor, globalmente, com 86% dos e-mails ingressando na caixa de entrada.

Na Europa, no primeiro semestre de 2011, aproximadamente um em cada seis e-mails legítimos (16,5%) nunca chegam na caixas de entrada dos assinantes. Em comparação, a Europa está 3 pontos percentuais (83,5%) atrás das taxas de entrega da América do Norte (86,5%).

Na América Central e na América Latina, a entregabilidade de email continua a ser um grande obstáculo, com apenas 62% (somente 6 em cada 10 e-mails) chegando na caixa de entrada.

Os 38% restantes são rejeitados pelos provedores (21%) ou colocados nas pastas de lixo eletrônico ou spam (17%).

O cenário é particularmente problemático no Brasil, diz o relatório.

Com 25% de todos os e-mails permitidos sendo entregues nas pastas de spam ou lixo eletrônico e um em cada dez e-mails perdidos (11%), apenas 64% dos e-mails são entregues nas caixas de entrada brasileiras.

Em comparação com a média global de 81%, o Brasil mostra uma clara e inadiável necessidade de melhorar a sua entregabilidade.