A Juniper Networks anuncia a família de processadores Junos One, que integra processador e software para redes de alto desempenho.

Os chipsets Junos One farão parte de diversos produtos de segurança, roteadores e switches da Juniper. E, para o lançamento da nova família, a fabricante apresenta o chipset Junos Trio com a tecnologia "3D Progressiva", que permite que as redes atendam simultaneamente a demandas de largura de banda, assinantes e serviços, atendendo aos mercados corporativo, residencial e móvel.

Conforme divulgado pela Juniper, a nova linha de soluções usa a metade da potência por gigabit[i] em relação às gerações anteriores de produtos. O novo chipset vem com mais de 30 inovações, ainda com patente pendente em termos de arquitetura, processamento de pacotes, qualidade de serviços e economia de energia.

“O Junos Trio com a 3D Progressiva é o único chipset do gênero no planeta”, garante Pradeep Sindhu, fundador, vice-presidente do conselho e principal responsável pela área de Tecnologia da Juniper. “Investimos mais de US$ 80 milhões nos últimos cinco anos para desenvolver o Junos Trio e atender às crescentes necessidades de escalabilidade tridimensional da Internet", complementa.

Criado com tecnologia de 65 nanômetros, o Junos Trio compreende quatro chips, com um total de 1,5 bilhão de transistores e 320 processos simultâneos, oferecendo taxa de transferência total do roteador de até 2,6 terabits por segundo e suportando até 2,3 milhões de assinantes por rack[ii].

Além disso, a nova linha inclui funcionalidades de encaminhamento, definição de fila, agendamento, sincronização e flexibilidade de ponta a ponta. Recursos de eficiência de energia para a composição de data centers e redes de provedores de serviços "ecologicamente corretas" também fazem parte da nova família de soluções.

O Junos Trio já está presente nos novos produtos MX3D da Juniper, que incluem placas de linha modulares, aplicativos e roteadores de agregação metropolitanos para os roteadores da série Juniper MX.