Mark Zuckerberg apresentou novidades no Facebook

Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, anunciou nesta quarta-feira, 06, melhorias no site de relacionamento. O objetivo é reforçar a segurança e a privacidade.

Uma das principais novidades é o sistema de grupos, que permite a usuários direcionar mensagens apenas para pessoas listadas num desses grupos, como família, trabalho, amigos – à semelhança do que ocorre no Orkut.

O Facebook ganhou também a possibilidade de bate-papo com todo um grupo, em vez chats entre duas pessoas. Além disso, um e-mail do usuário pode ser configurado para enviar mensagens caso esteja desconectado.

Segundo Zuckerberg, a ferramenta de grupos já existia na rede social, mas era utilizada por apenas 5% dos cadastrados.

Conforme o CEO, a equipe que implementou as mudanças trabalhou em "confinamento" por 60 dias.

A funcionalidade já estará disponível para todos os usuários a partir desta quarta-feira.

Outro recurso é o de downloads de conteúdos. A partir de agora os usuários poderão baixar um arquivo compactado com todas as informações já postadas na rede por ele. O produto se chama Download Your Information e vale para mensagens, fotos, atualizações de status, vídeos e informações do perfil.

Por questão de segurança, o Facebook envia um e-mail com um link para o download. O usuário deve confirmar senha e responder questões de segurança antes de baixar o arquivo.

A apresentação foi feita em evento nos Estados Unidos. Lançado em 2004, o Facebook é o maior site de relacionamentos do mundo, com mais de 500 milhões de usuários.