Os jornais O Globo e Estadão acabam de disponibilizar sua edições digitais para iPad, o tablet da Apple.

Inicialmente, o acesso ao jornal O Globo será gratuito. Para efeitos de comparação, o acesso pelo computador custa R$ 35,90 por mês. Para ler as notícias do dia, basta acessar o endereço oglobo.com.br/iPad.

A versão oferecida pelo Estadão é gratuita e já pode ser baixada pela Apple Store. Estão disponíveis as notícias da página principal do portal e também das capas da edição impressa. Informações como previsão do tempo e movimentação financeira também poderão ser visualizadas pelo tablet. A previsão do grupo é de, nos próximos meses, lançar versões com mais opções de navegação e canais.

Lançado no sábado, 03, o tablet da Apple está movimentando o mercado norte-americano. No primeiro dia, foram vendidas 300 mil unidades do dispositivo. Analistas de Wall Street prevêem que as vendas passem a casa dos cinco milhões de unidades no primeiro ano.

Além disso, os usuários do dispositivo fizeram download de aproximadamente um milhão de aplicativos disponibilizados pela App Store, nas primeiras vinte e quatro horas, segundo comunicado enviado pela Apple.