Toyota lança rede social exclusiva para clientes

04/07/2011 15:03

A Toyota firmou uma parceria com a Salesforce.com para desenvolver a Toyota Friend, rede social privada para os clientes da marca.

O serviço estará disponível a partir de 2012, inicialmente no Japão, começando pelos veículos elétricos e híbridos da Toyota.

Trata-se de uma rede que irá agregar informações sobre produtos e serviços da fabricante, além de dicas de manutenção para os proprietários de veículos da marca.

Tamanho da fonte: -A+A

A Toyota firmou uma parceria com a Salesforce.com para desenvolver a Toyota Friend, rede social privada para os clientes da marca.

O serviço estará disponível a partir de 2012, inicialmente no Japão, começando pelos veículos elétricos e híbridos da Toyota.

Trata-se de uma rede que irá agregar informações sobre produtos e serviços da fabricante, além de dicas de manutenção para os proprietários de veículos da marca.

Serviços exclusivos também estarão presentes. Por exemplo: se um veículo elétrico ou híbrido estiver com o nível da bateria baixo, a Toyota Friend alertará o motorista sobre a necessidade de recarga.

Os clientes poderão, ainda, interagir com seus contatos de redes sociais como Twitter e Facebook por meio da Toyota Friend, que permitirá acesso a partri de qualquer dispositivo com Internet, incluindo todos os móveis.

“A Toyota já possui seu próprio serviço de telemetria para conectar pessoas e carros em países como Japão, China e Estados Unidos. Com a Toyota Friend, o sistema será oferecido globalmente”, afirma o comunicado da marca sobre o lançamento da rede.

O material também informa que a parceria com a Salesforce.com não se resume ao desenvolvimento da rede social: as duas empresas também planejam desenvolver futuramente serviços utilizando computação em nuvem para a plataforma aberta da Toyota.

Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation fabrica veículos para passageiros e comerciais com produção em 26 países e vendas para mais de 170 mercados.

A empresa, de origem japonesa, é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. Em todo o mundo, emprega mais de 285 colaboradores em todo o mundo.

Já no Brasil, mantém mais de 3,6 mil funcionários nas unidades de Guaíba, Indaiatuba, São Bernardo do Campo e São Paulo.

Veja também

TIM lança rede social só para clientes

A TIM lança uma rede social exclusiva para seus clientes, a TIM Social Box.

A rede, desenvolvida pelo escritório brasileiro da italiana Kiui, especializada em aplicativos para mobile e internet, funciona como um agregador de comunidades.

Ou seja: o assinante TIM pode atualizar o Orkut, Facebook, Twitter, YouTube e Flicker de uma só vez, no celular, por meio da plataforma unificada da nova rede.

Google testa nova rede social

O Google anunciou nessa terça-feira, 28, uma nova tentativa da empresa nas redes sociais.

Chamado de Google + (Google Plus, em inglês, ou Google Mais, em português), o site promete facilitar o compartilhamento de ideias, atividades, imagens e até buscas pela internet – confira alguns dos recursos no vídeo abaixo.

Em sites como o Wall Street Journal, o projeto é chamado de imitação do Facebook.

Totvs lança rede social corporativa

A Totvs lançou uma rede social corporativa, o by You, nesta quinta-feira, 26.

O aplicativo une em um só ambiente redes sociais abertas e públicas como o Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube com um espaço focado no usuário corporativo.

Na rede corporativa, que estará integrada com aplicativos e o ERP, será possível o desenvolvimento de lojas virtuais das empresas que estão no by You.

O acesso requere token, senha e certificação digital.

Rede social: prejuízo de US$ 10 mil/empregado

Pesquisa do instituto uSamp realizada com 500 trabalhadores nos Estados Unidos indica que o prejuízo causado com a perda de produtividade pelo uso de redes sociais no horário de trabalho é de cerca de US$ 10 mil por funcionário ao ano.

Nos cálculos do instituto, 60% das interrupções no trabalho envolvem o uso de ferramentas sociais como Facebook, Twitter, e-mail e programas de mensagens instantâneas.

BITS: Processor alerta para risco de rede social

A segurança da informação está no foco da Processor: durante a BITS 2011, André Mazeron, um dos diretores da companhia gaúcha, palestrou sobre proteção de dados nas redes sociais.

"É muito importante estar atento à segurança da informação nestes ambientes, tanto enquanto pessoa física, quanto ou ainda mais como organização", destacou o executivo.

Makaha: rede social de investimentos

Entra no ar nessa semana uma rede social que tem a pretensão de ser o Facebook do “venture capital”, conforme diz um de seus fundadores.

Chamada de Makaha, a startup dos irmãos porto-alegrenses Felipe e Fernando Dulinski, respectivamente de 22 e 21 anos, pretende unir a força das multidões mesclando dois modelos já presentes na internet, o crowdsourcing e o crowdfunding.

Rede social não aproxima cliente e marca

Estudo da agência Razorfish aponta que o consumidor ainda não enxerga as redes sociais como fontes de envolvimento com uma marca, apesar do esforço das empresas de aproximação com os clientes nesses canais.

Chamada de Liminal, a pesquisa entrevistou seis mil consumidores do banco de dados da companhia aérea Virgin America.

Dados sobre o engajamento em mídias sociais relativos a mais de 100 mil usuários de Internet, compilados pela empresa Rapleaf, também entraram no estudo.

Rede social se inspira na obra de Lobato

A Editora Globo e a Globo Marcas lançam uma rede social infantil, chamada Mundo do Sítio, baseada na obra de Monteiro Lobato, reunindo 30 jogos e atividades.

O projeto é voltado para o público de 5 a 10 anos e aposta em segurança, educação, cultura e diversão.

“Tentamos fazer um mundo virtual infantil que resgatasse a cultura, tivesse a cara de Lobato e fosse, como seus livros, muito divertido”, diz Saulo Ribas, diretor do projeto.

Teradata lança rede social mercadológica

A Teradata, especializada em data warehousing e análise de negócios, anuncia a abertura de uma plataforma de mídia social voltada à socialização de dados.

Rede social se dedica ao mundo dos pets

Reunir informações e depoimentos sobre o dia a dia de quem convive com animais de estimação é a proposta do site de relacionamentos Petis, mais uma aposta em redes sociais de nicho.

Criado por Rudinei Modezejewski, o site se propõe a congregar donos, veterinários, proprietários de petshops, criadores, e qualquer pessoa que conviva com animais de estimação.

Segundo Modezejewski, a intenção é chegar a 200 mil membros. Atualmente, o site tem 206 cadastrados.

Itaú lança rede social para empresários

O Itaú lança a Comunidade Empresas, rede social focada no público corporativo.

O site entrou no ar na terça-feira, 30 de novembro, e é aberto tanto a clientes quanto não clientes do banco. Porém, este segundo grupo só pode participar mediante convite de correntista enviado por meio da plataforma da própria comunidade.