Tamanho da fonte: -A+A

Pesquisa realizada pela F5 Networks sobre TI-como-um-Serviço (ITaaS), revela que 75% das empresas pretende migrar para a modalidade nos próximos três a cinco anos.

Ao menos 67% das empresas já concluíram, ou estão no processo de conclusão, da Infraestrutura-como-um-Serviço (IaaS) e da Plataforma-como-um-Serviço (PaaS), das quais 15% implementaram ou estão em fase de implementação, preparando o terreno para a ITaaS em escala total em toda a empresa.

Segundo o estudo, os gerentes de TI veem valor na ItaaS.

Três entre quatro gerentes de TI afirmam que a filosofia de sua organização e suas necessidades estão alinhadas com uma estrutura de ITaaS.

“A ITaaS é uma opção promissora para diversas empresas, considerando a gama de demandas imposta aos data centers que, tradicionalmente, não são suficientemente flexíveis para se adaptarem aos requisitos das aplicações atuais”, declara André Mello, diretor geral da F5 Networks Brasil.

Além disso, 85% das organizações de TI entrevistadas já virtualizaram ou estão em processo de virtualização de seus servidores; 13% estão quase aptas a executar migrações ao vivo de longa distância de seus ambientes.

O estudo também indica que as empresas acreditam que a ITaaS será amplamente adotada, com 80% dos gerentes de TI acreditando que a ITaaS se tornará predominante.

Realizada em julho de 2011 pela MarketTools, Inc., o levantamento envolveu 538 respostas obtidas junto a profissionais de TI de corporações globais instaladas nos Estados Unidos.