A Tesacom, empresa especializada em soluções de satélite e canal da Inmarsat para a venda do serviço Broadband Global Area Network no Brasil, forneceu cerca de 1,2 mil equipamentos para o TSE utilizar nas eleições municipais.

O projeto de R$ 3 milhões visa a agilizar a apuração de votos em áreas não atendidas pela infra-estrutura convencional de telecomunicações ou em localidades de difícil acesso.

“Finalizada a votação, o presidente da mesa retira o disquete da urna eletrônica e transmite os dados via satélite pelo equipamento da Tesacom. Com isso, não compromete a apuração”, explica Dante Quinterno, presidente da Tesacom do Brasil.

Com o terminal BGAN, as informações podem trafegar com velocidade de até 492 Kbps e 256 Kbps em streaming dedicado. “Os dispositivos são leves e com suporte para todos os principais produtos de VPN e normas de criptografia, podendo ser utilizados em qualquer lugar do mundo, exceto nas regiões polares”, destaca diretor de Operações da Tesacom, Marcelo Fernandes.

O serviço BGAN foi anunciado há dois anos, mas a aprovação pela Anatel só aconteceu em julho de 2008. O Broadband Global Area Network é como uma antena; basta posicioná-lo na direção do satélite para iniciar a transmissão de dados.

O serviço é oferecido via constelação I-4, satélites de comunicações comerciais lançados pela Inmarsat – composta por três satélites geoestacionários, sendo que o terceiro foi colocado em órbita no mês
passado.

Acompanhe em casa
Para internautas residenciais, o TSE, em parceria com o webhost cearense ArgoHost, disponibilizará o download gratuito do programa Divulga 2008.

Após a instalação do software, é possível conferir a contagem de votos de qualquer município brasileiro. No VoteArgoHost.net, além do programa Divulga 2008, desenvolvido pelo TSE, também estão disponíveis vídeos, explicando como instalar e utilizar a ferramenta.

“A versão do Divulga 2008 disponível no VoteArgoHost utilizará nossos servidores e um acesso exclusivo para obter os resultados do banco de dados do TSE. Por isso, ele vai divulgar a apuração destas eleições mais rapidamente, antes mesmo de vários outros veículos de comunicação”, explica Hermes Alves, gerente de TI da ArgoHost.