Código gerado para a URL do Baguete

Anunciado em dezembro do ano passado, o encurtador de URLs do Google ganhou um endereço próprio na internet nesta quinta-feira, 30, e apresentou uma novidade, a criação simplificada de QR codes, que facilitam o acesso a sites através de dispositivos móveis.

Os QR codes funcionam como códigos de barras. A imagem lida por um equipamento executa uma ação – no caso dos endereços abreviados pelo goo.gl, a abertura de um site. O anúncio foi feito no blog Google Social Web Blog.

Basta acrescentar o final “.qr” aos endereços encurtados para gerar o código (clique no endereço relacionado abaixo para acessar o encurtador).

Encurtadores de URL ganharam força com os microblogs, como o Twitter. Endereços de internet muito extensos podem ser substituídos por uma versão curta, que redireciona para o site original. Alguns dos mais conhecidos são o TinyURL, Bit.ly e o brasileiro Migre.me.

O recurso pelo Google já está disponível há cerca de 10 meses a usuários cadastrados de serviços da empresa, como Google Toolbar e FeedBurner. Agora, o encurtador está disponível a todos os internautas, com ou sem conta no Google.

Além de encurtar os endereços e gerar os códigos, o goo.gl oferece contagem de cliques e estatísticas das URLs encurtadas.