A Coca-Cola Femsa, maior engarrafador de produtos da marca Coca-Cola do mundo em termos de volume de vendas, assinou um contrato de serviços de terceirização de tecnología no valor de US$ 100 milhões com a HP.

O contrato, firmado por meio da Hewlett-Packard México, tem duração de cinco anos e envolve a construção e gerenciamento de infraestrutura convergente, incluindo a consolidação de 348 locais em um único data center no México.

A consolidação do data center vai envolver a adoção de servidores HP Superdome 2 e blades de servidor Integrity BL860c i2 executando HP-UX v3, sistemas de armazenamento de classe corporativa de array de disco HP StorageWorks Enterprise Virtual Arrays, HP StorageWorks XP24000 e P9500 e software HP Data Protector para backup e recuperação.

Também participam do projeto alguns parceiros de categoría “Agility Alliance” da HP, incluindo SAP e Microsoft, que fornecerão ferramentas, tecnologias e recursos adicionais para monitoramento e gerenciamento dos servidores – tarefa que se estenderá também ao Brasil e Argentina.

Os serviços de segurança previstos no contrato serão prestados nos centros de fornecimento global do HP Best Shore, na Costa Rica.

Ao todo, os serviços de gerenciamento serão aplicados a mais de 650 servidores de médio porte.

Serviços de backup e disaster recovery, gerenciamento de operadoras de telecomunicações internacionais e regionais, gestão de rede para o ambiente de LAN/WAN e hospedagem de aplicativos para a plataforma SAP, com suporte dedicado, também integram o contrato.

O trabalho da HP para a Coca-Cola Femsa não é de hoje: a companhia do ramo de bebidas é cliente desde 2000, em projetos que abrangem suporte às operações da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela.

"A HP conhece bem nossos negócios e o setor. Com a experiência da equipe em consolidação de data centers, teremos o suporte e a base de tecnologia essenciais para nossos planos de crescimento e sucesso futuro", acredita Hector Calva, diretor executivo de informações da Coca-Cola Femsa.

Além de gerenciamento de infraestrutura e data center, a HP também fornece ao cliente serviços no local de trabalho, incluindo gestão e suporte de 14,5 mil notebooks e desktops, dispositivos portáteis, impressoras e servidores.

A Coca-Cola Femsa também usa serviços de service desk da HP dedicados, em espanhol e portugués, para funcionários que usam esses dispositivos.

A Coca-Cola Femsa produz e distribui Coca-Cola, Sprite, Fanta, Lift e outras bebidas da The Coca-Cola Company no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil (Grande São Paulo, Campinas, Santos, Mato Grosso do Sul, parte de Goiás e de Minas Gerais).

Além disso,t rabalha com água mineral, cerveja e outras bebidas em alguns desses territórios.

A empresa tem 30 instalações de engarrafamento na América Latina e atende mais de 1,5 milhão de varejistas na região.