A Cielo, especializada em soluções para meios de pagamento eletrônicos, fechou o segundo trimestre de 2011 com receita operacional líquida, acrescida da receita líquida proveniente das operações de antecipação de recebíveis da companhia, de R$ 1,119 bilhão.

O número representa um crescimento de 6,7% sobre o mesmo período de 2010 e de 3,4% sobre o trimestre anterior.

Já o lucro líquido da companhia ficou em R$ 423,6 milhões no 2T11, redução de 0,3% em relação ao trimestre anterior.

No 2T11, a Cielo ampliou a captura de transações de débito e crédito, somando 1,094 bilhão de transações, ou 13,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.

O volume financeiro das transações totalizou R$ 74,6 bilhões, expansão de 21,2% ano/ano e de 6,3% sobre o 1T11.

Especificamente com cartões de crédito, o volume financeiro de transações processadas totalizou R$ 46,8 bilhões no 2T11, o que representou um crescimento de 20,4% em relação ao 2T10, e de 5,6% na passagem trimestral.

O ticket médio das transações com cartão de crédito foi de R$ 73,26 – alta de 6,2% e 1% sobre o ticket médio do 2T10 e 1T11, respectivamente.

Já na modalidade cartões de débito, o volume de transações processadas totalizou R$ 27,8 bilhões, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado e de 7,4% sobre o trimestre anterior.

O ticket médio das transações com cartão de débito foi de R$ 61,09, 8,2% superior ao ticket médio das transações no mesmo período do ano passado, e 5,6% maior em relação ao 1T11.

A receita de comissões de crédito e débito, por sua vez, totalizou R$ 754,9 milhões, 1,8% superior ao mesmo período de 2010.

A empresa também encerrou o trimestre com presença em 5.497 dos 5.565 municípios brasileiros, cobertura de 98,8%, ante 98,5% no 1T11.
Avanço no e-commerce e mobile payment

No trimestre, a Cielo também reforçou sua atuação nos segmentos de pagamentos móveis e de comércio eletrônico.

Em maio, a companhia anunciou a aquisição de 100% do capital da Braspag, empresa especializada em processamento de pagamentos para e-commerce que detém aproximadamente 65% de market share, com os principais varejistas online na carteira de clientes.

Universo mobile
Após ter lançar um aplicativo, no final de 2010, que transforma o iPhone, iPad e iPod touch em um terminal da Cielo para viabilizar transações com cartões, a companhia ampliou a solução de pagamento móvel aos smartphones e tablets que usam Android.

O novo aplicativo, lançado em junho, permite a realização de transações com as bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Elo e Aura.

“Isso consolida nossa liderança no segmento de mobile payment. Somos novamente a única credenciadora do país a disponibilizar a tecnologia para os aparelhos equipados com a plataforma Android”, ressalta o presidente da companhia, Rômulo de Mello Dias,Bolsa

Bolsa
O executivo também destaca a atuação da companhia, no trimestre, no mercado de capitais.

“No 2T11, enquanto o Ibovespa desvalorizou 9,91%, nossas ações apresentaram valorização de 9,09%”, relata ele.

Conforme relatado no balanço oficial da empresa, no dia 30 de junho de 2011, os papéis CIEL3 fecharam cotados a R$ 39/ação, representando um valor de mercado de R$ 21,3 bilhões.

Além disso, em 1º de junho, sob o código CIOXY, as ADRs (American Depositary Receipts) da Cielo começaram a ser negociadas no OTCQX International Premier, o segmento mais alto do mercado de balcão norte-americano (OTC).

“Com a plataforma de negociação OTCQX, ganhamos visibilidade no mercado norte-americano e passamos a oferecer aos investidores negociação mais transparente, informações de qualidade superior e acesso fácil por meio de corretores regulamentados nos EUA”, salienta Mello.

A principal vantagem, segundo ele, é o aumento da exposição aos investidores estrangeiros.

A Cielo é responsável pelo credenciamento de estabelecimentos comerciais, por captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações realizadas com cartões de crédito e débito.

A companhia captura as transações das três maiores bandeiras de cartões do mundo - Visa, MasterCard e American Express -, além da JCB (Japan Credit Bureau), a quinta maior bandeira de cartões de pagamentos do mundo.
Cartões de benefícios como Visa Vale, Ticket, Sodexo, Bônus CBA, Cabal Vale, Verocheque e Sapore também são aceitos na rede Cielo.

A empresa tem parceria, ainda, com as bandeiras regionais Aura, Sorocred, Policard e Good Card, além de uma aliança com a Dotz, empresa de programas de fidelização no modelo de coalizão.

Em 2011, a Cielo também fechou parceria com a Cred-System, emissora de cartões de crédito da bandeira Mais!, e com o Banestes - Banco do Espírito Santo, emissor do Banescard.

Conforme Dias, a tecnologia aplicada à rede de soluções da companhia permite que esta opere com índice de disponibilidade de 99,995% ao longo do ano e 100% nas principais datas do varejo.

“Possuímos o mais moderno parque brasileiro de equipamentos, com média de 1,7 ano, e cerca de 1,140 milhão de estabelecimentos ativos, considerados aqueles que efetuaram transações nos terminais da Cielo nos últimos 60 dias”, finaliza o presidente.