A Nokia apresentou nessa quarta-feira, 26, o Nokia Lumia 800 e o 710, primeiros modelos de smartphones da marca com o Windows Phone.

Lançados para o mercado Europeu, os modelos custam € 420 (cerca de R$ 1.025). Não há previsão de vendas no Brasil.

“Há oito meses, compartilhamos nossa nova estratégia. Hoje, estamos demonstrando um pouco do claro progresso em ação”, disse Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia.

Em fevereiro desse ano, a Nokia anunciou parceria com a Microsoft para os smartphones de ponta. Segundo a fabricante finlandesa, os aparelhos de ponta virão todos equipados com a plataforma móvel. Outros modelos seguirão com o Symbian.

“Desde o anúncio, a Nokia encontrou uma nova energia. Isso ofereceu melhorias substanciais ao Symbian para se diferenciar do Windows Phone”, opina Pete Cunningham, analista da Canalys.

O Nokia Lumia 800 vem com o navegador Internet Explorer 9, além de tela curvada de 3,7 polegadas AMOLED ClearBlack e processador de 1,4 GHz com aceleração de hardware.

Câmera com lente Carl Zeiss que permite o compartilhamento instantâneo, reprodução de vídeo em HD, 16GB de memória interna e 25 GB gratuitos de armazenamento no SkyDrive para guardar imagens e músicas completam as configurações.

O 710 tem configuração similar.
    
Ambos os smartphones incluem o Nokia Drive, software que transforma o aparelho em um GPS para  navegação pessoal (PND) ponto-a-ponto, gratuito, com interface dedicada para utilização em carros.

A Nokia também lançou os modelos Nokia Asha 300, o Nokia Asha 303, o Nokia Asha 200 e o Nokia Asha 201, com a plataforma Series 40.