Componentes inspirados no Watson equipam ofertas corporativas da IBM

O computador Watson, vencedor do quiz show Jeopardy!, nos Estados Unidos, é a inspiração por trás dos novos Power blades da IBM.

Nessa segunda-feira, 23, a fabricante anunciou o lançamento dos mesmos servidores Power7, utilizados no supercomputador campeão do programa de televisão, para os clientes corporativos.

Segundo a Big Blue, os novos blades possuem desempenho 60% maior; duas vezes o número de núcleos; ocupam o mesmo espaço e têm a mesma utilização de energia que os modelos anteriores.

Além disso, dão suporte à consolidação de servidor em massa gastando menos energia.

Outra novidade do Power7 é o novo dispositivo Systems Director Management, console que permite que os administradores do data center operem tanto servidores Power quanto blades com uma interface unificada e intuitiva para gerenciamento de recursos do sistema virtualizado.

Vende-se o Watson
Gerenciamento de assistência médica, serviços financeiros e pesquisa científica são alguns dos alvos da tecnologia.
 
“Apenas dois meses após a demonstração do futuro da computação com o Watson e suas avançadas capacidades analíticas e de aprendizagem, conseguimos lançar comercialmente uma versão avançada”, diz Aníbal Strianese, gerente de Power Systems da IBM Brasil.
 
Pesquisa recente da IDC mostra que a IBM ampliou sua liderança nos servidores Unix no quarto trimestre de 2010, alcançando uma participação de 53,9% nas receitas desse segmento, um aumento de 5,9 pontos de participação sobre os concorrentes.
 
O supersistema IBM Watson competiu recentemente e venceu em uma das mais famosas competições dos Estados Unidos, o Jeopardy!.  O Watson desafiou os maiores campeões da competição e venceu com resultados gerais impressionantes (assista ao vídeo abaixo).

No mundo dos negócios, o IBM Power Systems incorpora várias tecnologias exclusivas para as demandas especializadas dos novos aplicativos e serviços.