Os switches Ethernet da série EX da Juniper Networks acabam de emplacar o quarto trimestre consecutivo de crescimento de receita no 2T09, ultrapassado a marca de um milhão de portas vendidas, de acordo com relatório do Dell’Oro.

No período, o lucro da companhia com este segmento aumentou 44% em relação ao trimestre anterior. Já ano/ano, a expansão foi de 312%.

“Considerando as empresas pesquisadas no relatório do Dell’Oro, nos últimos cinco trimestres, a receita da Juniper com o switch da Série EX cresceu mais rapidamente do que a de qualquer outro fabricante de switch para as Camadas 2/3 da rede corporativa que tenha entrado nesse segmento há uma década”, afirma Mike Banic, VP de Marketing de Produto do Grupo de Plataformas Ethernet da Juniper.
 
A Série EX compreende as linhas de switches EX2500, EX3200, EX4200 e EX8200. Para breve, a Juniper projeta o lançamento do EX2200.
 
Os equipamentos contam como o software Junos, sistema operacional que integra serviços de roteamento, comutação, segurança e rede. Um estudo realizado em fevereiro passado pela Juniper constatou que as empresas que usam o Junos reduzem em até 41% os custos com as operações da rede em tarefas como planejamento, implementação e aprovisionamento de recursos.