A Huawei anunciou nessa segunda-feira, 20, um tablet de sete polegadas com o sistema operacional Android. A empresa também anunciou que está desenvolvendo um aparelho de 10 polegadas.

Victor Xu, vice-presidente de marketing da unidade Huawei Device da Huawei, disse em entrevista à Reuters que a empresa pretende estar entre as cinco maiores vendedoras de aparelhos móveis dentro de três anos, um setor atualmente dominado por empresas como Nokia, Samsung e Apple.

“Também estamos desenvolvendo um tablet de 10 polegadas... Esperamos lança-lo este ano”, disse Xu.

No entanto, ele se recusou a dar mais detalhes e também não quis dizer qual é o preço provável do novo tablet de 7 polegadas, o MediaPad.

A Huawei Device é uma divisão da Huawei Technologies que fabrica celulares, smartphones e tablets.

O executivo afirmou que o MediaPad usará o sistema Android, do Google e empregará um processador de dois núcleos com frequência de 1,2 GHz da Qualcomm. Ele também terá aplicativos pré-instalados como os do Twitter e do Facebook.

A Huawei compete com Ericsson, Nokia Siemens Networks e ZTE no mercado mundial de equipamentos de rede e está entrando progressivamente no mercado de aparelhos móveis.

A empresa afirmou em abril que espera ter receita de US$ 100 bilhões dentro de uma década, movida pelas vendas de aparelhos de telecomunicações e smartphones.