A Juniper Networks lança o switch Ethernet EX8216, plataforma de 16 slots de alto desempenho com capacidade de até 12,4 terabits, otimizado para data centers de 10 Gigabit Ethernet (GbE) e ambientes de nuvem.

O novo switch faz parte da linha EX8200 de switches modulares da Juniper desenvolvidos para oferecer alto desempenho e baixa latência a empresas que queiram consolidar as camadas da rede e reduzir custos operacionais e de capital em toda a infraestrutura.

A linha EX8200, que também inclui o switch de oito slots EX8208, combina densidade de porta, baixo consumo de energia e escalabilidade, permitindo que ambientes de nuvem suportem aplicativos Web 2.0 de próxima geração.

Com capacidade por slot de 320 Gbps e entregando até dois bilhões de pacotes por segundo, a linha de switches viabiliza um caminho de migração para 100 GbE, oferecendo alta escalabilidade às empresas.

A série de switches, assim como vários roteadores e gateways de serviços de segurança da Juniper, opera com o software Junos que, segundo estudo realizado pela Forrester Consulting em fevereiro de 2009, reduz em 41% os custos das empresas usuárias com operações de rede em tarefas como planejamento, implementação e aprovisionamento de recursos.