O iPhone 5 começará a ser distribuído em setembro.

Embora ainda não tenha um nome oficial pela Apple, o novo iPhone já teve alguns detalhes revelados pela agência Reuters, em matéria publicada nessa quarta-feira, 20.

Segundo a agência, três pessoas com conhecimento direto sobre a cadeia de suprimentos da empresa relatam que o novo modelo contará com um processador mais rápido, e terá a produção iniciada em julho ou agosto desse ano.

Por fora, a expectativa é de que o modelo seja similar ao iPhone 4, com corpo de aço e vidro.

Uma das grandes mudanças do iPhone 4 para o iPhone 3GS, seu antecessor, foi o design. Entre outras mudanças, a Apple criou uma antena externa no aparelho, com uma estrutura de metal.

O iPhone é um dos mais bem sucedidos produtos da Apple, com mais de 5 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2010, período em que o aparelho respondeu por mais de um terço das vendas da empresa.

O atual iPhone 4 foi lançado por Steve Jobs, o presidente-executivo da Apple, em junho do ano passado, e começou a ser distribuído naquele mesmo mês.

A Apple obtém muitos de seus componentes junto a fornecedores de Taiwan, que incluem a Largan Precision, que fabrica módulos de câmera; a Wintek, que produz painéis para telas sensíveis ao toque; e a Foxconn Technology.

As fornecedoras vão iniciar produção no segundo semestre e os componentes serão encaminhados à Hon Hai Precision Industry, da Foxconn, para montagem, disseram as fontes à Reuters.