A EMC Corporation, especialista em desenvolvimento e fornecimento de tecnologia de infraestrutura da informação, anuncia a extensão e a expansão de um acordo de licenças de tecnologia com a IBM.

Com validade de cinco anos, a parceria provê à EMC determinadas interfaces para interoperabilidade de armazenamento de dados e suporte técnico envolvendo o ambiente operacional IBM i.

A parceria estende e expande a inicial assinada em março de 2006, que permitirá que os clientes continuem a implementar uma combinação de tecnologias de armazenamento EMC e IBM Power Systems. Os termos financeiros não foram divulgados.

“Este acordo enfatiza o compromisso da IBM com a inovação aberta e é consistente com a nossa adesão à interoperabilidade da indústria”, disse Jim Herring, diretor da linha de negócios de hardware IBM Power Systems.

Consolidação da parceria

Este é o mais recente de uma série de acordos firmados entre a EMC e a IBM. Em junho de 2007, as duas companhias estenderam o acordo de licenças da arquitetura zSeries que possibilita a interoperabilidade da família de sistemas de armazenamento EMC Symmetrix com o IBM System z.

Em outubro de 2003, a EMC e a IBM anunciaram um acordo de licença que contempla a EMCa com acesso a uma gama de interfaces e funcionalidades de armazenamento de outras linhas IBM Systems. Além disso, as empresas concordaram com um intercâmbio mútuo de interfaces baseadas em padrões abertos com o objetivo de aprimorar o gerenciamento e a interoperabilidade de suas soluções.

Já em junho de 2005, as companhias estenderam seu acordo de suporte cooperativo para facilitar a resposta mútua a problemas de clientes em comum que incluem o IBM Power System e todas as outras linhas IBM Systems.