Tamanho da fonte: -A+A

A HP acaba de lançar seu primeiro ultrabook, o Folio, que chega ao mercado para concorrer com o MacBook Air, da Apple.

O HP Folio tem preço inicial anunciado de US$ 900 e chega às lojas no dia 07 de dezembro, com peso de 1,5 kg, tela de alta definição de 33,8 cm, sistema operacional Windows 7, e bateria com duração de até nove horas.

A aposta da HP é em um mercado que deverá registrar vendas em torno de 95 milhões de unidades por ano em 2015, conforme explicou o analista Crawford Del Prete durante o lançamento do Folio.

O lançamento também representa um novo round na disputa de mercado entre HP e Apple: há pouco mais de um mês, a Hewllet Packard descontinuou seu tablet com WebOS e ressuscitou o Slate, seu primeiro equipamento do gênero, prometendo uma nova nova versão com o Windows 7.

Voltado ao mercado corporativo, o aparelho é uma atualização do Slate 500 e possui tela capacitiva multitouch de 8.9 polegadas e processador single-core Intel Atom Z670 de 1.5GHz.

O tablet foi o primeiro comercializado pela HP depois de a empresa voltar atrás na decisão de encerrar a divisão de sistemas pessoais, que engloba smartphones, tablets e PCs.

Na esteira de lançamentos, o Slate 2 chega ao mercado pouco antes do novo ultrabook da fabricante californiana: a meta é colocar o tablet nas prateleiras ainda em novembro, mundialmente, por US$ 699.