Tamanho da fonte: -A+A

A Intel revelou nesta sexta-feira, 16, seu próximo System-on-Chip (SoC) para telefones IP, impressoras e sistemas de informação e entretenimento para veículos.

O novo chip, que já tem entre clientes potenciais a fabricante de carros chinesa HawTai, também contará com aplicações embarcadas para o mercado residencial e de pequenas empresas, focadas no gerenciamento do consumo de energia.

O próximo produto Intel SoC utiliza um núcleo de processamento Intel Atom que, pela primeira vez, permitirá que outras empresas criem dispositivos compatíveis com o padrão PCI Express para conexão direta com o chip.

“Estamos cooperando com empresas locais da China para fornecer soluções computacionais para carros, casas e empresas, pronunciando a infraestrutura necessária para uma experiência de Internet com maior rapidez e mobilidade", declara Doug Davis, vice-presidente corporativo e gerente geral do grupo de comunicações e embarcados da Intel.
        
Segundo ele, o futuro produto da Intel, de codinome “Tunnel Creek”, também disponibilizará uma interface padrão com o processador Atom, além de combinar controlador de memória, unidades gráfica e de vídeo em um único chip.
       
“Essa integração ajuda a reduzir os custos da lista de materiais, ainda economizando espaço em placa para aplicações embarcadas”, avalia Davis, sem divulgar data para o lançamento do chip.