O projeto desenvolvido por Ronaldo Sacco, aluno do curso de Ciência da Computação da UPF - Universidade de Passo Fundo, foi o vencedor do 9° Prêmio Bolsas Bitec - Programa de iniciação científica e tecnológica para micro e pequenas empresas.

Promovido pelo CNPq, em parceria com o Senai-RS e o Instituto Euvaldo Lodi, o prêmio tem o objetivo de transferir o conhecimento gerado nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

A iniciativa contemplada foi desenvolvida dentro da empresa Atua Sistemas de Informação. Durante seis meses de estágio na empresa, Sacco criou um projeto na área de administração web de servidores Linux, auxiliado pelo professor orientador Marco Trentin.

A solução permite que diversas ferramentas fiquem concentradas em um único local, fazendo com que as tarefas de administração possam
ser realizadas até mesmo por pessoas leigas em gerenciamento de servidores. De acordo com a empresa, o trabalho colaborou diretamente na melhorias de processos e produtos.

Segundo Sacco, a ideia inicial do projeto era estudar e acompanhar como vinha sendo realizada a administração dos servidores dos clientes da
empresa.

“O próximo passo foi pesquisar um método para melhorar e agilizar os atendimentos da empresa. Para isso, foi criado um sistema bastante prático que reúne diversas funcionalidades, utilizando sempre que possível softwares já existentes na internet. Já o que não foi encontrado criou-se com linguagem e banco de dados livres”, explica o acadêmico.