A Juniper Networks anuncia o lançamento de suas soluções para infra-estrutura de data centers. As ferramentas prometem reduzir a complexidade e o custo total de propriedade (TCO) da rede em até 52%. Em gastos de capital, a economia pode chegar a 44%. Além disso, o consumo de energia e com refrigeração pode ser cortado a 55%.

As soluções da Juniper incluem tecnologias de comutação, roteamento e segurança, tudo sobre o sistema operacional Junos. O lançamento simplifica o desenho da rede do data center, com a combinação de produtos das séries EX, MX e SRX, para a consolidação de serviços.

A tecnologia de Chassi Virtual, presente nos switches Ethernet EX 4200, combinada com o desempenho Ethernet 10 Gigabits (GbE) dos produtos em chassi, consegue reduzir o número de links entre os switches e, em até a metade, os equipamentos necessários no data center.

Entre os produtos em chassi estão os switches Ethernet EX 8200 e os atuais roteadores de serviços Ethernet da série MX, com funcionalidades de virtualização da rede nas camadas 2 e 3.

Já os gateways de serviço SRX da Juniper consolidam o número desordenado de dispositivos de segurança em arquiteturas de rede legadas. Uma solução de segurança que exige cerca de 12 dispositivos distintos pode ser reduzida a uma única plataforma com o SRX, exigindo menos que um terço de espaço no rack e com um desempenho até seis vezes melhor.