Tamanho da fonte: -A+A

O Sport Club Internacional acaba de reestruturar seu ambiente de rede.

Para tanto, o clube contratou a porto-alegrense Sisnema Informática, que dividiu o projeto em duas etapas: análise e tratamento de informações, com consequente documentação e inventário da rede, além da instalação de uma plataforma de segurança e migração de banco de dados.

“Investimos para, entre outras coisas, expandir o controle sobre os dados”, destaca o diretor Administrativo do Internacional, Alexandre Silveira Limeira. “Para isso, implantamos o Monit, solução da Sisnema para monitoramento de toda a rede, além de um sistema de firewall. Sem falar na migração de banco de dados e do servidor de e-mails, que também realizamos neste projeto”, complementa.

Tanto o Monit como o firewall atuam na segurança contra ameaças de e-mail, invasões e vazamentos de dados. Além disso, as soluções promovem controle preventivo, já que o monitoramento permite detectar ações de risco e combatê-las antes mesmo que sejam executadas.

“O Inter teve à disposição toda nossa equipe de suporte, já que se tratou de uma realização complexa, minuciosa, integrando diversos serviços”, conta o diretor de Tecnologia da Sisnema, Giani Maldaner. “E todas as ações foram executadas de forma a não interferir na produtividade dos usuários da TI do clube”, acrescenta.

E, segundo Silveira Limeira, novos projetos de aprimoramento da TI do clube gaúcho já estão previstos para 2009. “Serão ações focadas no relacionamento com o sócio e o torcedor, prioridade atual do Internacional”, destaca ele, sem dar mais detalhes.

TI na ponta da chuteira
Não é de hoje que o Internacional dá atenção à tecnologia. Em 2005, por exemplo, o Baguete deu uma espiada na TI do clube e detectou investimentos, por exemplo, em um ERP CWI para gestão de departamentos diversos - desde compras até contas a pagar -, um software de RH e outro para sócios. Tudo terceirizado, já que, dentro do Beira Rio, o negócio é mesmo futebol.

Além disso, há três anos o time investiu em um novo sistema de catracas, que hoje permite aos sócios terem acesso ao Beira Rio por meio de smart cards, o que aumenta o controle sobre a ação de cambistas.

O site do clube também não deixa a desejar: assinado pela gaúcha Procorporate, está disponível em português, inglês, espanhol e japonês. A página traz informações sobre a história do time, notícias atuais, ferramenta para aquisição de ingressos, vitrine de troféus, entre diversas outras seções.

O time também não fica de fora do e-commerce. Na Loja do Inter (http://www.lojadointer.com.br) é possível comprar, com diversas opções de pagamento, todos os produtos licenciados pela marca.

Outra inovação da TI colorada é a TV Inter, transmitida pela web com estrutura da Rocket Web e conteúdo administrado pela VipComm.