Pesquisa da consultoria de mercado IDC indica que as vendas de tablets chegarão a 53,5 milhões de unidades em 2011, estimativa 6,1% superior à divulgada anteriormente.
A revisão para cima da previsão, explicam os analistas, se deve aos bons resultados das comercializações dos equipamentos no primeiro trimestre do ano.
Somente as vendas em canais, informa o IDC, totalizaram 7,2 milhões de unidades mundialmente – 28% acima do último trimestre de 2010.
De acordo com a IDC, a Apple, com o seu iPad, continua dominando as vendas de tablets.
Competidores, como Samsung e Motorola, que basearam suas estratégias de comercialização principalmente em acordos com operadoras móveis, no entanto, também obtiveram certo sucesso, aponta o relatório da consultoria.
Não foi divulgada uma revisão da previsão para o Brasil.
Até o final do ano passado, a expectativa era de vendas triplicadas frente a 2010, passando de 100 mil para 300 mil unidades comercializadas no entre os brasileiros, incluindo o mercado cinza.
Desde o último dezembro, no entanto, o anúncio da chegada montadoras de tablets ao Brasil, especialmente a Foxconn, que produz os iPads, da Apple, e sua consequente baixa no preço, pode influenciar no desempenho desses eletrônicos entre os consumidores brasileiros.
Segundo a própria IDC, a fabricação interna pode baixar o preço entre 10% e 15%. O governo federal espera uma redução ao redor de 30%, com as isenções de impostos concedidas às empresas.
IDC: 2011 terá 53,5 mi de tablets vendidos
Pesquisa da consultoria de mercado IDC indica que as vendas de tablets chegarão a 53,5 milhões de unidades em 2011, estimativa 6,1% superior à divulgada anteriormente.
A revisão para cima da previsão, explicam os analistas, se deve aos bons resultados das comercializações dos equipamentos no primeiro trimestre do ano.
Somente as vendas em canais, informa o IDC, totalizaram 7,2 milhões de unidades mundialmente – 28% acima do último trimestre de 2010.
Veja também
Seis ganham passe na livre da MP do tablet
O Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou nesta quarta-feira, 29, que Motorola, Samsung, Envision, Aiox, Positivo e MXT são as primeiras empresas que conseguiram o s benefícios da MP dos Tabletes e do Processo Produtivo Básico.
Com isso, modelos como os tablets Galaxy TAB e o Motorola Xoom podem ser barateados no Brasil em até 30%, segundo cáculos do governo.
Dilma quer ampliar presença da Foxconn no BR
A presidente Dilma Rousseff voltará à China na próxima semana para uma nova rodada de negociações com a Foxconn, já de olho na ampliação da produção local.
ZTE fabricará tablets no Brasil em agosto
Após reunião com a presidente Dilma Rousseff nessa segunda-feira, 27, representantes da chinesa ZTE anunciaram que começarão a produzir tablets no Brasil a partir de agosto deste ano. A produção será realizada em parceria com empresas nacionais.
“Já fizemos parceria com algumas fábricas no Brasil para a produção local”, disse o presidente da ZTE, Hou Weigui.
Gartner: iPad puxará apps de marketing
A consultoria Gartner prevê que os iPads vão alavancar o desenvolvimento de aplicativos móveis voltados para o marketing.
Segundo o analista Kimberly Collins, vice-presidente gerencial da Gartner, até 2016, metade dos principais fornecedores de soluções de marketing vão criar apps voltados para os tablets da Apple.
Collins aposta na crescente expansão do mercado de tablets não só para uso pessoal, mas como um dos principais acessórios de trabalho.
Tablets devem baratear até 15% em 2011
A redução dos impostos sobre os tablets produzidos no Brasil não deve chegar aos 30% prometidos pelo governo, segundo o analista da IDC Brasil, Luciano Crippa, que concedeu entrevista ao site da Folha de S. Paulo.
Segundo o analista, a redução de impostos irá impactar os preços entre 10% e 15%.
MS é multada em US$ 290 mi por patentes
A Microsoft perdeu na Corte Suprema dos Estados Unidos a batalha contra uma pequena companhia canadense que a acusava de ter violado uma patente.
O caso custará US$ 290 milhões e poderia atingir outras gigantes tecnológicas.
A i4i acusava a Microsoft de ter utilizado em seu software Microsoft Word uma ferramenta de edição de XML cuja patente lhe pertence. A decisão da Corte Suprema norte-americana a favor da empresa foi unânime.
Tablet da RIM chega a novos 16 países; BR fora
A fabricante do BlackBerry Research In Motion (RIM) lançará seu tablet PlayBook em mais 16 países fora da América do Norte no mês que vem.
O Brasil, porém, onde a expectativa de vendas de tablets é o triplo do comercializado no ano passado, está de fora da lista, que inclui Grã-Bretanha, França, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes e Índia, entre outros países.
BR: maior nº de leitores de jornal em tablets
Os consumidores brasileiros são os que mais leem jornais em tablets e smartphones, aponta estudo divulgado pela norte-americana comScore.
Segundo a pesquisa, o número de brasileiros que acessam conteúdo jornalístico nesses dispositivos portáteis é duas vezes maior do que os leitores de notícias em outros terminais, como computadores desktop ou notebooks.
Além disso, o estudo aponta para a predominância dos produtos da Apple nesse segmento.